Desde o ensino básico, as escolas cubanas são em tempo integral. Na foto, crianças se preparam para aula de natação. Fotos: Ari Hauck/Arquivo Pessoal |
Ariovaldo Hauck da Silva, mais conhecido como doutor Ari, é médico
sanitarista, homeopata, professor universitário na Faculdade de Medicina de
Jundiaí. É também o atual vice-prefeito de Itatiba, embora em oposição ao
prefeito. Filiado à REDE Sustentabilidade, partido do qual é um dos fundadores.
No início de outubro, dr. Ari visitou Cuba, onde participou de um
Seminário Internacional de Educação, em viagem a trabalho como professor da
Faculdade de Medicina, aproveitou para conhecer in loco o sistema educacional
cubano. Apesar do breve tempo, e conhecedor da história daquele país, ele
falará uma vez por semana sobre assuntos pertinentes e irá comparar a situação
cubana com a brasileira.
Nesta primeira semana o dr. Ari abordará o tema Educação.
Qual a
importância que o governo de Cuba dá à educação? É parecida com o atual
presidente brasileiro?
Seria muita pretensão conseguir em 15 dias entender e me informar
plenamente do sistema Educacional Cubano. No entanto, se percebe que lá a Educação
é prioridade, mas também sofre com necessidade do país atualizar sua estrutura
administrativa. A mãe tem subsídio do governo para cuidar da família até o bebe
completar 1 ano de idade. Após 1 ano, a criança pode ser atendida nas creches
para lazer e cuidados, inclusive médico, pois há integração com o sistema de
saúde no bairro, com enfermeira graduada em tempo integral na escola fazendo a
ponte com a UBS e assistência com médico.
Como
funciona a estrutura e como está a situação dos prédios escolares?
Cuba é um país pobre, a estrutura dos prédios do governo em geral
é precária. São prédios adaptados de antigos quarteis do exército ou da polícia,
ou também de mansões abandonadas no período revolucionário entre 1953 e 1964.
Fachada de prédio escolar em Cuba. Apesar da estrutura antiga ensino é de qualidade |
O ensino é obrigatório até o nível Secundário, quando o jovem
completa 15 ou 16 anos de idade. Todo ensino é feito em tempo integral e cada
professor atende entre 25 e 28 alunos em sala de aula. Depois disso o aluno
pode optar pelo ensino profissionalizante ou pelo Pré-Universitário. Há também
possibilidade do adulto voltar a estudar para se aprimorar.
As escolas têm reuniões mensais com pais e alunos com participação
ativa em todos os aspectos relativos à educação como indivíduos, mas também por
meio de organizações sociais, os Conselhos de Escola, Grêmios Estudantis e os
Círculos Infantis. As opiniões e recomendações derivadas do debate constituem
ponto de partida para aperfeiçoamento dos planos e programas de estudo, assim
como para capacitação de professores. Também, as organizações estudantis
analisam e discutem as problemáticas que afetam sua formação e propõem soluções
que são levadas em consideração pelas autoridades educativas.
A comunidade local, organizada nos Conselhos, faz
manutenção básica das escolas, inclusive de hortas, decoração e festividades,
no entanto, os prédios e equipamentos são desgastados e antigos.
A erradicação do analfabetismo exigiu criar escolas
em todo o país, assim como formar professores para levá-los para todos os
cantos da Ilha. O segundo passo foi transformar e consolidar o Sistema
Educacional integralmente, tanto em seus objetivos como em seu conteúdo,
diversificar o ensino e multiplicar as universidades. Para conseguir tudo isso,
foi necessário empregar métodos novos, audazes, adequados a cada momento
histórico para vencer dificuldades, agressões e sabotagens de todo tipo e do
férreo bloqueio econômico desde o início da Revolução, que teve custo social
elevado, com grande impacto na educação.
Como
funciona o sistema para ter acesso à universidade?
O acesso à universidade baseia-se em critérios de merecimento e
capacidade. O estudante cursando o Pré-Universitário de três anos é avaliado em
seu curriculum escolar, sua vocação profissional e faz também provas de
seleção. Como o ensino é gratuito e igual em todas as escolas do país, não
existe seleção econômica nem social. Há grande estímulo ao ensino técnico, pois
Cuba definiu que seus objetivos nas trocas internacionais serão mesmo de alta
tecnologia com valor agregado.
Alunos do ensino técnico durante intervalo |
Como é a
formação dos profissionais da educação e a remuneração?
Os professores têm formação universitária em Pedagogia
e em suas especialidades, além de receberem atualizações. A formação de
professores de escolas primárias e de pré-escolar é feita nas Escolas
Pedagógicas, com duração de quatro anos e com continuidade de estudos nas
licenciaturas em Educação nessas especialidades, a partir de sua experiência em
trabalho. Conta-se com 18 escolas desse tipo, cujos estudantes têm importância
estratégica, por ser o professor primário a base de todo o sistema educacional.
O que
temos para aprender com eles? Ou eles precisam aprender algo conosco neste
quesito?
Cuba é um pais pobre, com dificuldade em recursos energéticos,
mantendo-se em constante estado de alerta contra sabotagens internacionais. Há
uma política de se evitar desigualdades sociais gritantes, assim os salários
são pouco diferenciados, seja qual for a profissão. Um médico ganho pouco mais
que um motorista de ambulância. Isso tem provocado certo descontentamento pela
não valorização dos melhores desempenhos e acomodação na busca de eficiência. O
grande diferencial que se observa, é que, apesar das carências e da
simplicidade, há um orgulho e dignidade nacional. Cuba, com mais de 100 anos de
guerras pela independência, tem seus heróis e seus exemplos de luta,
especialmente Jose Martin (1853-95), o grande mártir da Independência de Cuba na luta contra a Espanha. Além de poeta e pensador fecundo, desde sua mocidade, aos
16 anos, sua inquietude cívica nutria luta pelas ideias revolucionárias.
Aqui no Brasil... ‘nossos heróis
morreram de overdose.’
Nenhum comentário:
Postar um comentário