quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Vice-prefeito fala sobre obra da praça José Bonifácio

Dr. Ari ficou indignado em ver que o problema da drenagem
ainda não foi resolvido. Fotos: Ivan Gomes
A chuva que atingiu Itatiba durante quase toda quarta-feira (30), inviabilizou o gabinete do vice-prefeito Ari Hauck, o dr. Ari (Rede), na Praça da Bandeira, Centro. Mas o aguaceiro não interrompeu o papo do vice com a população.

Em busca de abrigo, Hauck conversou com populares sob as marquises de estabelecimentos comerciais e também na praça José Bonifácio, mais conhecido como Jardim da Cadeia. No local, além de ouvir reclamações rotineiras, o vice visitou o parque destinado às crianças que estava completamente cheio de água.

Uma moradora que costuma levar seu filho ao parque reclamou do estado do local. “Sempre que chove fica cheio de água e dessa maneira as crianças não podem aproveitar o espaço. Nem parece que o local passou por reforma”, reclamou.

Doutor, a praça ficou fechada para reforma por longo tempo e quatro meses após entrega, apresenta sérios problemas. Um deles é a drenagem do parque que dias após ser reaberto apresentava o mesmo problema.
Esta é a marca da atual administração. Decisões arbitrárias, sem transparência ou participação, com longa demora nas licitações e com execução incompleta, paralisada ou finalizada com problemas graves na obra. Isso tem nome: incompetência!
Os problemas na Praça José Bonifácio não se resumem à ‘piscina’ no parque infantil. Pior que isso é saber que a água acumulada vai ser drenada naturalmente para algum local incerto e não sabido, podendo ocasionar outros problemas ainda mais graves, como o solapamento de alguma estrutura importante. Por isso, e também porque a obra ainda está em período de garantia, há necessidade urgente de se enfrentar o problema.
Pior que isso, é saber que todas as obras da prefeitura carecem de bom acompanhamento. Lembremos que esta situação é muito antiga e em 7 anos nada foi feito para mudar.

Frequentadores do local reclamam de problema desde que a
praça foi reaberta, há cerca de 4 meses
Como o senhor analisa esse período que o senhor tem passado na praça?
A princípio esta decisão foi em protesto contra a atitude autoritária, centralizadora e despótica do prefeito João Fattori [PSDB]. Com o passar do tempo aprendi mais sobre a real importância da transparência administrativa e do contato direto com a população. Todo empresário sabe que precisa ter um mínimo contato com a linha de produção para melhor administrar. Não entendo o porquê do medo do prefeito em aparecer publicamente, fora de solenidades onde o público são seus comissionados obrigados a estar presente. Todos me perguntam se o prefeito está na cidade ou em Miami.
O mais importante é que esta experiência enriquece meus estudos sobre as formas de governo, especialmente a democracia direta, onde a participação do cidadão é essencial.

O que esperar para 2016? O gabinete continuará?
Sem dúvida. Agora no ano novo, inovar, com novo formato. Parar de reclamar, pois todos sabem dos problemas existentes e passar a levantar propostas de mudança, de melhorias concretas e também administrativas, mas essencialmente nas definições do futuro da cidade, ou seja, nas relações entre o habitante, a comunidade, a urbanização e o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário