segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Fórum da Juventude debate criação de conselho municipal

Participantes do Fórum posam para foto ao final do evento.
Fotos: Ivan Gomes


Na noite de terça-feira (8), feriado em Itatiba, o vice-prefeito Ariovaldo Hauck, o dr. Ari (sem partido), esteve no plenário da Câmara Municipal, para participar do 1º Fórum da Juventude, evento realizado de forma independente. Mesmo com parte do município sem energia elétrica devido a tempestade ocorrida horas antes do evento, muitos jovens estiveram presentes e debateram sobre a criação de um conselho.

Nana, estudante de direito que cuida do departamento da juventude da Prefeitura de Jundiaí esteve presente e falou como funciona o conselho e como ele deve ser criado. Ela também citou como o trabalho é realizado em seu município. Quem também falou aos presentes foi o apresentador e MC, Thaíde, que relatou sobre sua vida e carreira como músico e repórter do programa A Liga, apresentado pela Rede Bandeirantes.

Os jovens presentes também comentaram alguns assuntos e tiveram possibilidade de perguntar aos convidados e enriqueceram o debate, tendo sido escolhida uma comissão provisória que terá sua primeira reunião na segunda-feira (14), às 19h, na sede do Sindicato dos Químicos para debater a lei que regulamenta suas atividades e organizar sua atuação inicial.

Doutor, qual sua opinião sobre este evento?
Mais que nunca, se existe alguma perspectiva de mudança política e administrativa no Brasil ela está nas mãos dos jovens. Há muitos anos se faz necessário um movimento deste porte. Em 2012 fui procurado por um grupo de jovens que reivindicava um espaço cultural, mas não consegui o apoio necessário com o prefeito. Este não inicial não esmoreceu a moçada. Temos diversos grupos de jovens na cidade, desde aqueles ligados à música como o Hip hop, Rap e o eterno Rock; além de grupos de teatro, de skate, os grêmios estudantis, grupos religiosos e também os motociclistas (jovens mais crescidinhos). Esta moçada tem uma preocupação social além do seu foco de interesse inicial, por isso buscam se organizar no Conselho de Jovens que deve congregar todos os movimentos de juventude.

O senhor acredita que a criação do Conselho da Juventude é necessária?
Claro! Os movimentos de jovens, como toda comunidade, precisam de um canal de congregação e de negociação com o Poder Público, pois isoladamente apenas aqueles mais estruturados e tradicionais têm algum acesso, ainda assim muito difícil, ao poder executivo na cidade. O próprio Thaíde, com sua experiência social, enfatiza que só se chega a um objetivo através da organização dos grupos e com um clima de respeito, que chamo de Cultura da Paz.

O vice-prefeito de Itatiba, Ari Hauck, com o apresentador e
MC Thaíde
Qual o papel dos conselhos atualmente?
Os Conselhos são instrumentos de participação social, tipo democracia direta, previstos na Constituição como um mecanismo de controle social, no artigo 37, parágrafo 3º., e a nível municipal no artigo 29, inciso XII da CF. Há uma grande preocupação dos executivos, especialmente em Itatiba, em manter, ainda que indiretamente, os Conselhos sob seu régio controle, buscando limitar seus poderes de referendar, propor e de fiscalizar; quem dirá então se for deliberar. O papel dos conselhos é tema de muitos debates podendo-se consultá-los em diversos sites, p.e:  http://www.ipea.gov.br/participacao

Eles têm força para intervir em alguma decisão do Executivo?
Sim, os Conselhos têm competência e poder constitucional como já citado acima de fiscalizar, referendar e propor ações, além da obrigatoriedade de recurso ao MP nos casos de discordância. Daí a necessidade de que haja participação ativa dos conselheiros e que estes sejam independentes e isentos das pressões do executivo. Para exercer suas funções, o Conselho deve ter verba orçamentária própria para suas tarefas e manutenção, além de requisitar ou contratar assessoria técnica e jurídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário