segunda-feira, 23 de março de 2015

Ari Hauck fala sobre reforma política em encontro estadual da Rede

Fotos: Ivan Gomes
Vice-prefeito de Itatiba participa de encontro estadual da REDE em São Paulo. Houve debate sobre política nacional e registro do partido

O vice-prefeito de Itatiba, Ari Hauck, o dr. Ari, participou sábado à tarde (21), em São Paulo, da reunião estadual da Rede Sustentabilidade. Entre vários temas discutidos os que mais se destacaram foram a reforma política e o andamento do registro do partido, que segundo coordenador do elo nacional, Basileu Margarido, deve ocorrer até maio.
O debate sobre reforma política foi dividido em grupos. A célula em que estava Hauck apresentou como proposta inicial e urgente o fim do financiamento privado de campanhas, além de exercer pressão sobre o ministro Gilmar Mendes, indicado por Fernando Henrique Cardoso [ex-presidente] e que há um ano impede a aprovação do financiamento público, com isso, permite-se que as empreiteiras financiem os partidos políticos. “Também é preciso haver pressão sobre o PMDB para que retire projeto de lei que também favorece a drenagem de verbas das empresas aos políticos”, explicou.
As propostas vão além da reforma política e atingem o Poder Judiciário. “Os acontecimentos recentes, tanto envolvendo a luta contra corrupção e como fatos policiais que envolvem juízes, mostram que, como em outros países, há necessidade de um controle externo do judiciário. Nossa proposta aponta para que sejam realizadas eleições a nível nacional e estadual, com voto direto por escolha popular de uma Controladoria Judicial. Com isso espera-se haver mais controle dos extravagantes privilégios dos magistrados”, afirmou o vice-prefeito.

Hauck declarou ainda que é preciso pôr fim aos privilégios penais do judiciário. “Um exemplo é a condenação de magistrados que além de nunca de irem para a cadeia, ainda recebem todos os benefícios pecuniários. Ele é afastado de sua função mas não perde o status e os benefícios, tendo sua ‘aposentadoria antecipada’ enquanto que outros trabalhadores seriam demitidos a bem do serviço público, sem direito algum”, destacou. “Outra mudança importante no judiciário é dar agilidade e celeridade no julgamento de políticos e casos de corrupção.”
Sobre a reforma política, Hauck acredita que a Rede Sustentabilidade pode ser o início de uma mudança. “O partido deve ampliar as discussões para propor medidas que representem mudanças radicais no comportamento político em todos os níveis”, alegou.
O vice-prefeito destacou também a importância do fim da reeleição. “Precisamos acabar com isso [reeleição] para dificultar a profissionalização dos políticos, mas com aumento de 5 ou 6 anos de mandato para o Executivo e para o caso dos parlamentares, no máximo dois mandatos, pois um vereador ou deputado em seu mandato preocupa-se mais em manter seu curral eleitoral com recursos públicos de seu gabinete, que em defender os interesses da população. O fim da reeleição precisa valer para todos. Outra proposta é do voto distrital, mas com mecanismos para se evitar a manipulação econômica que formam os ‘currais eleitorais’ favorecendo os candidatos financeiramente mais poderosos”, apontou. “Também é importante controlar e regulamentar os partidos, evitando-se o comércio de legendas. É o caso de se apoiar a atual proposta de por fim nas coligações para o Legislativo e impor cláusulas de barreira”, comentou.

Hauck disse também que outra medida será a diminuição do número de candidatos de cada partido por vaga do Legislativo. “Hoje são três que provocam um enxame de candidatos que só confunde o eleitor. Esta medida responsabiliza os partidos a fazerem uma seleção entre seus candidatos para escolha com os de melhor perfil”, analisou. Hauck citou também o “recall político”. “[Isso] significa o poder do eleitor de revogar o mandato de qualquer representante político pelo eleitorado; é chamado de volta para ‘reavaliação’ popular, não só os mandatários reconhecidamente corruptos, mas os incompetentes ou inoperantes. E a atual crise tem mostrado que estas situações seriam melhor resolvidas com o Parlamentarismo, precisamos estudar esta possibilidade”, avaliou.

REDE

Outra discussão que se destacou na reunião foi sobre o registro da Rede. Segundo dr. Ari, “a coordenação nacional informou que continuam as coletas de assinaturas, mas há mais de 80 mil apoios que estão sendo encaminhados aos cartórios eleitorais. Desse total, esperamos que ao menos 40 mil sejam aprovados, número suficiente para registro do partido”, apontou o vice que ficou responsável em apresentar as assinaturas nos municípios da região de Jundiaí e também de Bragança Paulista.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário