Fotos: Ivan Gomes
O evento realizado pela ONG (Organização Não Governamental)
teve participação de mais de 800 anos alunos das redes de ensino pública e
privada, bombeiros, guardas municipais, agentes de trânsito, atiradores do Tiro
de Guerra, autoridades do município como secretários, vereadores, assessores
parlamentar, do vice-prefeito Ari Hauck (sem partido) e do prefeito João
Fattori (PSDB).
Antes do “abraço”, houve concentração no salão nobre da USF
(Universidade São Francisco), onde representante da Sabesp, empresa responsável
pelo saneamento do município, falou sobre o trabalho que realizam. O presidente
da ONG também falou ao público sobre a conscientização ambiental e o trabalho
realizado pela Jappa e Fattori também fez seu discurso.
Após os discursos, todos se encaminharam para um trecho
entre as avenidas Genaro Palladino e Mendel Steinbruch onde ocorreu o “abraço”
com som e animação realizado pelo grupo RP Eventos. Pessoas que trabalham
próximos também participaram do evento que teve duração de hora e meia ao todo.
Ao final da comemoração, o presidente da ONG, Sócrates
Piovani, comentou sobre o evento. “Atingimos nosso objetivo, foi um sucesso.
Tivemos participação de muitos jovens e espero que eles compreendam a
importância da preservação e conservação ambiental. Acredito que estamos no
caminho certo pois o ribeirão tem se recuperado, conforme mostrou as
informações trazidas pela Sabesp”, destacou.
Para o presidente da ONG, além de chamar atenção para
importância da preservação, o evento foi realizado para comemoração dos 8 anos
da Jappa. “Comemoramos em grande estilo e temos orgulho de ter participado do
início da recuperação do ribeirão que está ligado à nossa história, pois foi
por meio deste corpo d’água, que houve o desenvolvimento populacional de
Itatiba”, explicou Piovani.
VICE
Hauck falou também sobre o “abraço ao ribeirão”. “O ‘abraço’
é um momento para sensibilizar os mais jovens, crianças e adolescentes, para
conscientização, mas há ainda muito para ser feito. Ainda há muito esgoto,
odor, dejetos industriais e o próprio lixo depositado pela população. Também
percebemos que o tempo passa e a velha guarda que formou a Jappa, precisa de
sangue novo. Precisamos de mais cabeças pensantes. A Jappa tem feito um
trabalho importante, acompanha e denuncia abusos e faz importante obra na
educação ambiental. E esse trabalho poderia ser ainda melhor se houvesse mais
apoio por parte das entidades públicas. Quando olhamos o plano de governo da
atual administração fica claro que nesse período de seis anos e meio muito
ficou a desejar na área ambiental”, destacou o vice-prefeito. “Esperávamos
ações mais ‘fervorosas’ do governo Fattori, o que muito me decepcionou.”
