Divulgação Internet
Nos dias atuais, uma das palavras que mais ouvimos é
“democracia”. Essa palavra de origem grega significa poder do povo. Em
dicionários, um dos conceitos é: “regime que se baseia na ideia de liberdade e
de soberania popular; regime em que não existem desigualdades e/ou privilégios
de classes.”
Na teoria, a democracia é um sistema que pode ser
considerado muito bonito, mas em sua prática no dia a dia será que a “beleza” e
os princípios são mantidos? E como as pessoas que estão no poder reagem com a
democracia? Antes de eleitos, são os que mais professam valores democráticos
mas e quando estão do outro lado?
Quando uma pessoa chega ao poder, seja no Legislativo,
Executivo ou Judiciário, a situação é diferente e muitos se deixam levar e
sentem-se acima, do que muitos chamam, do bem e do mal. Outro ditado pertence
ao ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln: "se quiser por à
prova o caráter de um homem, dê-lhe poder."
Mas as transformações ficam evidentes quando novos grupos
pensam em aderir a política partidária ou alguns cidadãos passam a pressionar
os ditos representantes em buscas de melhorias para determinado nicho da
sociedade ou à população em geral. Quando alguém inicia um levante, muitos dos
que estão no poder tentam de qualquer maneira sufocar esta “ânsia” por
mudanças.
E as maneiras utilizadas são as mais abjetas possíveis. Um
dos critérios é a obsoleta perseguição política. Heróis “paladinos” antes de
receberem seus votos, depois de eleitos, articulam para prejudicarem aqueles
que não concordam com as posturas adotadas ou simplesmente buscam melhores
condições de vida ou para exercício de suas funções.
Pior do que a perseguição política exercida por quem está à
frente do poder executivo, é a maneira como alguns que se dizem defensores da
verdade, da ética e da moral, agir nos bastidores de maneira tão ignóbil ou
ainda mais. Além disso, causa preocupação quando pessoas que se apresentam como
“boas” e a solução para todos nossos problemas tem esse tipo de comportamento,
pois o presente que nos assusta, deixa-nos com a sensação de que doravante
poderá ficar ainda pior.
Situações como estas são vistas diariamente em vários
municípios do Brasil e em outros países também, afinal, paraíso na Terra não
existe, todos os lugares têm problemas. Mas em alguns destacam-se mais. Às “vítimas”
deste tipo de perseguição e dessa “politicagem” existe apenas a receita de
encarar as dificuldades sem medo e nunca abaixar a cabeça, afinal, o que tanto
temem os que estão no poder?
O que eles temem não podemos afirmar com toda certeza, mas a
sede de poder é algo que não conseguimos entender. Se todos têm tanta vontade
de fazer algo pelo próximo, qual então seria a motivação para frear quem tem o
mesmo objetivo, ajudar, mas o faz sem ter sido eleito para exercer algum cargo
que lhe de notoriedade?
Jogos de cena, esquemas, vaidade e ego, todos esses
elementos podem fazer o ser humano mostrar sua verdadeira face. E a democracia,
que é tida como grande princípio, é totalmente esquecida por pessoas nefastas
que manipulam o maior número de pessoas possível e tentam vender seus produtos
putrefatos, embalados a risinhos cínicos e tapinhas nas costas (e outra benesse
inconfessável). Às vezes quem está no poder é ruim, mas o opositor (que apregoa
a “democracia”) pode ser ainda pior.
Exemplo fácil de citar é o que ocorre com o PT que é
criticado e massacrado diariamente pelos problemas que enfrentamos em nosso
país, principalmente nos esquemas de corrupção e economia em recesso. Claro que
há culpa de alguns de seus membros, mas a solução seria a oposição para que o
país avance? Uma oposição que já foi situação, e ainda é em alguns estados e
municípios, tendo um desempenho ruim ou ainda pior em comparação a quem hoje
exerce a função de comandar nosso país?
Com isso, nosso cenário fica cada vez mais frágil e deixa a
mostra que a maioria está preocupada apenas com o poder e as possíveis
vantagens que isso pode oferecer. Fatos como estes nos levam a sermos mais
cuidadosos, pois toda oposição sonha em ser situação. E o que poderia ser um
sonho, pode tornar-se um enorme pesadelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário