Fotos: Ivan Gomes
Além de Hauck, outras autoridades itatibenses estiveram no
local, assim como voluntários e simpatizantes da ONG (Organização Não
Governamental). Os padres Tarcísio e Eugênio celebraram missa e ao final
fizeram prece no local onde foi depositada a pedra fundamental.
Ao final da cerimônia o vice-prefeito Ari Hauck falou sobre
a solenidade e também da importância do trabalho realizado pelos “Irmãos de Rua,
Nossos Irmãos”. “ Acompanhei o trabalho do dr. Crispim desde quando ele se
transferiu para o Centro de Saúde de Itatiba. Depois que se aposentou continuou
atendendo voluntariamente aos necessitados até fundar e manter a entidade
Irmãos de Rua, Nossos Irmãos – IRNI, propositalmente ele escolhera uma sigla
que invertida sugeria o título de Cristo – JNRJ”, explicou Hauck.
O vice disse também que “a sociedade costuma dizer que a
culpa da pobreza é a preguiça e a falta de vontade. Digo que a falta de vontade,
enquanto um sintoma clínico de algum distúrbio mental, por exemplo, a tão comum
depressão; tal condição acaba com todos os recursos de uma pessoa e de uma família.
A pobreza é muito mais consequência de diversas situações e não causa”,
destacou.
Ele falou ainda sobre o desafio dos voluntários da ONG. “Colaborei com o trabalho de acolhimento que o secretário Mauro Delforno desenvolvia junto
aos moradores de rua. Pudemos identificar quão difícil é dar uma resposta a
este problema, que praticamente é indistinguível. No entanto, inúmeras famílias
tiveram chance de encontrar um ente desaparecido, ou terem um atendimento social
e psicológico, pois quase a totalidade destas pessoas sofrem de algum
transtorno emocional”, comentou o vice.
Hauck salientou a importância de uma sede adequada para o
trabalho. “Sem um abrigo para as pessoas recolhidas das ruas fica impossível
este trabalho. Sem a dedicação de voluntários, nenhum serviço público dá conta
dos problemas sociais. Ainda que tardiamente a prefeitura reconheceu o mérito
destes voluntários, ainda falta maior apoio à Secretaria de Ação Social para
coordenar todos os grupos de voluntariados. Parabéns aos voluntários do Irmãos de
Rua; parabéns a todas as entidades sociais de Itatiba”, declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário