sexta-feira, 22 de maio de 2015

Jappa comemora 8 anos com ‘abraço ao ribeirão Jacaré’

Fotos: Ivan Gomes
A Jappa (Jacaré Associação Para Preservação Ambiental) completou 8 anos de atividade em 17 de maio e na terça-feira (19) promoveu o “3º Abraço ao Ribeirão Jacaré”, como parte dos festejos de mais um ano de trabalho em prol da defesa ambiental.
O evento realizado pela ONG (Organização Não Governamental) teve participação de mais de 800 anos alunos das redes de ensino pública e privada, bombeiros, guardas municipais, agentes de trânsito, atiradores do Tiro de Guerra, autoridades do município como secretários, vereadores, assessores parlamentar, do vice-prefeito Ari Hauck (sem partido) e do prefeito João Fattori (PSDB).
Antes do “abraço”, houve concentração no salão nobre da USF (Universidade São Francisco), onde representante da Sabesp, empresa responsável pelo saneamento do município, falou sobre o trabalho que realizam. O presidente da ONG também falou ao público sobre a conscientização ambiental e o trabalho realizado pela Jappa e Fattori também fez seu discurso.
Após os discursos, todos se encaminharam para um trecho entre as avenidas Genaro Palladino e Mendel Steinbruch onde ocorreu o “abraço” com som e animação realizado pelo grupo RP Eventos. Pessoas que trabalham próximos também participaram do evento que teve duração de hora e meia ao todo.

PRESIDENTE 

Ao final da comemoração, o presidente da ONG, Sócrates Piovani, comentou sobre o evento. “Atingimos nosso objetivo, foi um sucesso. Tivemos participação de muitos jovens e espero que eles compreendam a importância da preservação e conservação ambiental. Acredito que estamos no caminho certo pois o ribeirão tem se recuperado, conforme mostrou as informações trazidas pela Sabesp”, destacou.   
Para o presidente da ONG, além de chamar atenção para importância da preservação, o evento foi realizado para comemoração dos 8 anos da Jappa. “Comemoramos em grande estilo e temos orgulho de ter participado do início da recuperação do ribeirão que está ligado à nossa história, pois foi por meio deste corpo d’água, que houve o desenvolvimento populacional de Itatiba”, explicou Piovani.

VICE

O vice-prefeito Ari Hauck também esteve presente e falou sobre a importância do evento e do aniversário da Jappa. “Todo evento comemora feitos de conquistas e a Jappa com seus oito anos é uma prova disso e ao mesmo tempo isso mostra que o trabalho é mais difícil do que se mostrava no início. Quando começamos, pensávamos que em três, quatro anos teríamos os problemas resolvidos, mas isso não ocorreu, não apenas com o ribeirão Jacaré mas como também com seus afluentes”, comentou.
Hauck falou também sobre o “abraço ao ribeirão”. “O ‘abraço’ é um momento para sensibilizar os mais jovens, crianças e adolescentes, para conscientização, mas há ainda muito para ser feito. Ainda há muito esgoto, odor, dejetos industriais e o próprio lixo depositado pela população. Também percebemos que o tempo passa e a velha guarda que formou a Jappa, precisa de sangue novo. Precisamos de mais cabeças pensantes. A Jappa tem feito um trabalho importante, acompanha e denuncia abusos e faz importante obra na educação ambiental. E esse trabalho poderia ser ainda melhor se houvesse mais apoio por parte das entidades públicas. Quando olhamos o plano de governo da atual administração fica claro que nesse período de seis anos e meio muito ficou a desejar na área ambiental”, destacou o vice-prefeito. “Esperávamos ações mais ‘fervorosas’ do governo Fattori, o que muito me decepcionou.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário