Fotos: Ivan Gomes
Célio Turino abriu o evento em fala rápida e na sequência o
espanhol Javier Toret, do partido ‘Podemos’ que falou sobre novas mídias de informação
e de maneiras como os cidadãos podem participar de maneira mais direta de ações
políticas, partidárias ou não.
Quem também apresentou sua análise foi a deputada federal
Luiza Erundina. A parlamentar elogiou o grupo, os temas propostos e falou sobre
reforma política e da falência da política partidária no Brasil. Erundina
deixou bem claro que os atuais deputados eleitos jamais farão qualquer mudança
nas leis que possam dar mais transparência e mais participação dos brasileiros
nas decisões do congresso e do governo. “Nosso sistema eleitoral é totalmente
viciado e conservador, impedindo qualquer renovação política no país”, afirmou
a deputada.
Durante o evento, professores, sociólogos e outros
profissionais expuseram seus pensamentos sobre a política partidária no Brasil,
as formas de utilizar a mídia e ainda comentaram e questionaram os convidados
presentes ao evento. Dr. Ari, que por sinal era o único presente com cargo
eletivo, exceto Erundina, destacou o papel da mídia, hoje está nas mãos de
interesses partidários, na eleição de deputados cujos interesses pessoais estão
acima da defesa da cidadania. Exemplificou ainda, como Itatiba sofre nas mãos
da Empresa Fenix que tem o monopólio do transporte intermunicipal na região. “[Mas]
que apesar de seus péssimos serviços teve diversos vereadores trabalhando pela
reeleição do deputado [Edmir] Chedid que defende os interesses das empresas de
ônibus”, avaliou Hauck.
IMPRESSÕES
Ao final do encontro, Ari falou sobre suas impressões, do
debate ocorrido durante o encontro e também do desânimo que algumas pessoas
apresentam durante discussões sobre política. “Isto se deve a descrença que o cidadão tem com a política. Também
é resultado de nossa histórica falta de incentivo a uma educação participava
que nos anos de chumbo ceifou o aparecimento de lideranças no país. Até hoje a
estrutura partidária idealizada pelo general Golbery do C. e Silva permanece
intocada, apesar de 8 anos de governo do PMDB (Sarney, Collor e Itamar), 8 do
PSDB com FHC e 12 anos de governo petista”.
“Por tudo isso, acredito que as coisas só mudarão e só vai
ter cadeia para colarinho branco, para corrupto e corruptor quando as pessoas
forem para as ruas exigir um novo sistema partidário, uma nova lei com Justiça
eficiente e isso só é possível com um novo sistema eleitoral e uma nova
constituinte”, defende o vice Ari Hauck.
O movimento Avante teve origem na discussão da REDE
Sustentabilidade, tendo se distanciado em função da adesão de Marina ao
candidato Aécio Neves no 2º turno. O grupo defende a construção de uma terceira
via política, saindo do falso debate PT x PSDB, e questiona o embate direita x
esquerda. “Acredito que, no embate eleitoral de 2016, estes grupos tendem a se
reaproximarem na busca de um fortalecimento das forças que lutam pelo avanço
social. Estes debates enriquecem e trazem novas propostas para as mudanças
políticas” afirma o vice prefeito Ari Hauck, militante desde 2010 do movimento
Nova Política que deu origem aos dois grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário