quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Ari Hauck participa de seminário do coletivo Avante

Fotos: Ivan Gomes
 O vice-prefeito de Itatiba, Ari Hauck (sem partido), participou em 16 de janeiro, do seminário político realizado pelo coletivo Avante, em São Paulo. Autoridades e intelectuais, brasileiros e espanhóis, estiveram presentes ao evento organizado para debate de novas formas de se fazer política.
Célio Turino abriu o evento em fala rápida e na sequência o espanhol Javier Toret, do partido ‘Podemos’ que falou sobre novas mídias de informação e de maneiras como os cidadãos podem participar de maneira mais direta de ações políticas, partidárias ou não.
Quem também apresentou sua análise foi a deputada federal Luiza Erundina. A parlamentar elogiou o grupo, os temas propostos e falou sobre reforma política e da falência da política partidária no Brasil. Erundina deixou bem claro que os atuais deputados eleitos jamais farão qualquer mudança nas leis que possam dar mais transparência e mais participação dos brasileiros nas decisões do congresso e do governo. “Nosso sistema eleitoral é totalmente viciado e conservador, impedindo qualquer renovação política no país”, afirmou a deputada.
Durante o evento, professores, sociólogos e outros profissionais expuseram seus pensamentos sobre a política partidária no Brasil, as formas de utilizar a mídia e ainda comentaram e questionaram os convidados presentes ao evento. Dr. Ari, que por sinal era o único presente com cargo eletivo, exceto Erundina, destacou o papel da mídia, hoje está nas mãos de interesses partidários, na eleição de deputados cujos interesses pessoais estão acima da defesa da cidadania. Exemplificou ainda, como Itatiba sofre nas mãos da Empresa Fenix que tem o monopólio do transporte intermunicipal na região. “[Mas] que apesar de seus péssimos serviços teve diversos vereadores trabalhando pela reeleição do deputado [Edmir] Chedid que defende os interesses das empresas de ônibus”, avaliou Hauck.

IMPRESSÕES

Ao final do encontro, Ari falou sobre suas impressões, do debate ocorrido durante o encontro e também do desânimo que algumas pessoas apresentam durante discussões sobre política. “Isto se deve a descrença que o cidadão tem com a política. Também é resultado de nossa histórica falta de incentivo a uma educação participava que nos anos de chumbo ceifou o aparecimento de lideranças no país. Até hoje a estrutura partidária idealizada pelo general Golbery do C. e Silva permanece intocada, apesar de 8 anos de governo do PMDB (Sarney, Collor e Itamar), 8 do PSDB com FHC e 12 anos de governo petista”.
“Por tudo isso, acredito que as coisas só mudarão e só vai ter cadeia para colarinho branco, para corrupto e corruptor quando as pessoas forem para as ruas exigir um novo sistema partidário, uma nova lei com Justiça eficiente e isso só é possível com um novo sistema eleitoral e uma nova constituinte”, defende o vice Ari Hauck.
O movimento Avante teve origem na discussão da REDE Sustentabilidade, tendo se distanciado em função da adesão de Marina ao candidato Aécio Neves no 2º turno. O grupo defende a construção de uma terceira via política, saindo do falso debate PT x PSDB, e questiona o embate direita x esquerda. “Acredito que, no embate eleitoral de 2016, estes grupos tendem a se reaproximarem na busca de um fortalecimento das forças que lutam pelo avanço social. Estes debates enriquecem e trazem novas propostas para as mudanças políticas” afirma o vice prefeito Ari Hauck, militante desde 2010 do movimento Nova Política que deu origem aos dois grupos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário