Fotos: Ivan Gomes
Vice-prefeito de Itatiba participou de reunião na sede do grupo em São
Paulo e falou sobre criação do Elo municipal
O vice-prefeito de Itatiba, Ari Hauck, o dr. Ari, participou,
em 31 de janeiro, do encontro estadual na sede da Rede Sustentabilidade, em São
Paulo. Durante a reunião, Hauck falou sobre a criação do Elo Municipal de
Itatiba e também da coleta de assinaturas para legalização do partido. Além de
Hauck, o vereador José Parisotto também esteve presente e encaminhou 314 apoios.
A reunião na capital paulista foi realizada para que os
membros da Rede Sustentabilidade informassem sobre a coleta de assinaturas que
tem sido realizada, além da crise hídrica em suas regiões e a criação dos elos
nos municípios. Representantes de municípios do interior, litoral e Grande São
Paulo falaram sobre os trabalhos em suas cidades. Alguns estão em estado mais
avançado para criação dos coletivos municipais.
O vice-prefeito de Itatiba, Ari Hauck, atualmente sem partido,
e desde 2013 rompido com o prefeito João Fattori (PSDB), tem representado o
município nas reuniões da Rede Sustentabilidade, um novo partido político criado
a partir da expressiva votação de Marina Silva, quando seus eleitores
revoltados e indignados com o sistema eleitoral decidiram buscar uma uma
terceira via de representação política no País. O partido REDE SUSTENTABILIDADE
ainda não obteve seu registro, devido ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ter rejeitado
naquele ano grande número de assinaturas de apoio dos eleitores.
Hoje a REDE faz mutirões para coletar 20 mil assinaturas em
São Paulo e outras 20 mil no restante do país para conseguir o registro
definitivo ainda este semestre. Representantes do Coletivo Nacional informaram
que o andamento da organização está consolidada na maioria dos estados.
DEBATES
Nestes mutirões as pessoas são convidadas às reuniões de
debates sobre a situação atual do Brasil e suas perspectivas. A partir destes
debates são criados os Elos Municipais com três tarefas básicas: organização partidária;
formação política de seus membros e a formulação de um Plano de Trabalho
Municipal.
Um dos tópicos mais debatidos foi o apoio que a candidata Marina
Silva deu ao candidato do PSDB, Aécio Neves, no segundo turno da disputa
presidencial ano passado. Ante os questionamentos dos participantes, a Comissão
Nacional ponderou que o apoio de Marina era pessoal em função das agressões
sofridas e não representava a opinião do partido e de seus membros. De acordo
com os redeiros, as plenárias estaduais decidiram que no segundo turno o novo partido
não daria apoio a nenhum dos candidatos, mas seus apoiadores ficariam livres
para escolherem um candidato ou votar em branco ou anular o voto como protesto.
A posição de Marina teve como consequência o seu afastamento
do centro da direção e a saída de um grupo de redeiros que formou outro
movimento político, o AVANTE.
A proposta essencial da REDE SUSTENTABILIDADE é da
construção de uma rede de participação social na política sem “donos ou
caciques” e sem se fixar na polarização PT – PSDB ou direita e esquerda. O eixo
da discussão tem focado o aprimoramento político da nação direcionado pelos
princípios de sustentabilidade da natureza, da sociedade e do planeta. Estes
princípios estão sendo discutidos abertamente com os envolvidos para constar de
seu programa e regimento. Conheça mais a
REDE: http://redesustentabilidade.org.br/a-rede/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário