| Política foi o assunto principal do diálogo entre jornalista e vice-prefeito. Fotos: Ivan Gomes |
O jornalista e ex editor-chefe do extinto jornal Bom Dia
Itatiba, Rubens Souza, visitou o vice-prefeito Ari Hauck, o dr. Ari (Rede), em
seu ‘gabinete’ na Praça da Bandeira, durante à tarde de quarta-feira (25). A
visita ocorreu devido a curiosidade de Souza em relação ao atendimento que o
vice tem prestado à população.
“Vim visitá-lo por dois motivos: primeiro para rever um
amigo e saudá-lo. O segundo motivo é reverenciar a democracia, pois como ele
despacha em praça pública, tem todo esse simbolismo democrático. E essa maneira
do dr. Ari montar o gabinete em espaço público, é a melhor maneira de enfrentar
os tiranos”, comentou Souza.
Além do jornalista, Hauck atendeu dezenas de pessoas, entre
elas, moradores de municípios da região e mesmo uma portuguesa que estava de
passagem pelo local. “Muito curioso ver um político em local público nos tempos
atuais”, comentou uma mulher que parou para falar com o vice. “Aqui pelo Centro
até que Itatiba não está mal, mas a periferia tem sinais de abandono”, comentou
uma moradora de Atibaia.
Como tem sido frequente, o vice ouviu muitas reclamações dos
populares que transitavam pela praça. “Peço ao senhor para que nos ajude,
moramos no bairro Real Parque Dom Pedro e a situação das ruas com as chuvas
ficou calamitosa. Não sabemos para quem pedir apoio, pois nos sentimos
abandonados”, reclamou um grupo de moradores.
Um morador do bairro Novo Horizonte também teceu críticas
referente a falta de manutenção nas vias públicas. “A rua na qual está situada
minha casa vira quase um rio quando chove. Já reclamei para alguns vereadores e
até o momento ninguém me ajudou. Não sei mais o que fazer”, comentou.
SAÚDE
Entre as pessoas que passaram pelo gabinete, a maioria
reclamou sobre os problemas da área de saúde. “Doutor, como faremos sem o
senhor para nos atender? Além da falta de médicos, faltam medicamentos, demora
para realização de exames e mesmo consultas”, afirmou uma moradora.
Doutor, a saúde e o
lixo continuam sendo os problemas mais reclamados no gabinete. Como resolver
estes problemas ou ao menos amenizar a situação?
Estas reclamações são mais frequentes que as de segurança,
que também é motivo de preocupação. No entanto, saúde e coleta de lixo e de
resíduos sólidos são atribuições diretas da prefeitura. Não são problemas que
se resolvem com simples esqueminhas e acordos. São problemas sérios que
exigiria planejamento e acompanhamento pessoal e constante dos [ir]responsáveis.
Tudo que planejei e tentei implantar no primeiro mandato, tanto na saúde como
no Meio Ambiente, que cuida do lixo, foi desmontado, destruído, desrespeitado.
Esta administração não tem capacitação técnica, só faz aquilo que dá votos em
seu modo de entender. A administração Fattori é muito ‘politiqueira’ e
mesquinha, não está nem um pouco preocupado com a cidade de Itatiba e com seus
cidadãos.
| Moradores de outras localidades aprovaram a atitude de Hauck em atender a população na praça |
Mesmo com o
rompimento político do senhor com o prefeito, como o senhor consegue ou pode
ajudar as pessoas que lhe procuram?
Tenho que reconhecer que cometi um erro ao apoiar o prefeito
[João Fattori-PSDB] em sua reeleição. Logo antes de sua segunda posse foi
ficando cada vez mais claro o seu afastamento de nosso Plano de Governo e de
suas promessas eleitorais. Ainda tentei sensibilizá-lo a retomar os projetos iniciais,
mas foi em vão. Me afastei logo no início do mandato. Se, enquanto estávamos
com bom relacionamento, dificilmente eu era atendido, agora muito menos.
O objetivo de instalar um ‘Gabinete na Praça’ não é o de dar
o peixe, mas sim orientar e ensinar as pessoas a serem autônomas e ativas
socialmente. Somente este ativismo da sociedade é que vai mudar o pais através
de uma política séria, ética e sustentável.
A frequência de
visitas ao gabinete tem aumentado a cada semana. O que o senhor pensa sobre
isso? Seria um reflexo de que os representantes do povo não estão próximos?
Sim, há total afastamento das autoridades e vereadores,
salvo raras exceções. A política que está aí, é mais um projeto deturpado de se
manter no poder a qualquer custo, é uma ‘politicagem’ de interesse pessoal e
suja. O cidadão quer, merece e exige mudança no comportamento político e na própria
estrutura política do País. Este é o meu propósito com o ‘Gabinete na Praça’,
ensinar a pescar, passar minha experiência para que outros possam dar
continuidade num projeto de cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário