quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Moradores do bairro dos Pires pedem retorno do dr. Ari

Na semana passada, moradores do bairro dos Pires pediram
retorno do dr. Ari para atender no posto de saúde.
Fotos: Ivan Gomes
Moradores do bairro dos Pires e adjacências pedem o retorno do vice-prefeito Ari Hauck, o dr. Ari (Rede), para prestar atendimento como médico no posto de saúde do referido local. Usuários do sistema público de saúde encontraram o vice em seu “gabinete” na Praça da Bandeira, Centro. “O senhor precisa voltar, estamos sem atendimento”, comentou um morador, que teve seu pedido ampliado por outros que passaram pela praça, na quarta-feira (23).

Enquanto alguns pedem o retorno do médico, um grupo de moradores do bairro Pedro Costa pediu mais atenção para o local, que segundo eles, está em completo abandono. “Os prédios têm problemas, necessitam de manutenção básica, pintura e ter coleta de lixo com mais frequência devido ao acúmulo deste material”, reclamaram.

Outro ponto de discussão no gabinete foi referente a atual situação político partidário pela qual passa o país. Cidadãos reclamam da presidente, do governador e também dos representantes locais, sendo as principais críticas ao atual prefeito. “Como um administrador pode deixar uma prefeitura fechada por duas semanas? Tem coisas que só vemos em Itatiba”, reclamou um usuário do sistema público de saúde.

Doutor, como o senhor analisa o pedido dos pacientes do bairro dos Pires referente ao seu retorno para atendê-los como médico?
É lamentável e revoltante a postura do dr. Simões, [secretário de saúde] do prefeito João Fattori [PSDB-SP] e também a omissão do Conselho Municipal de Saúde. Ainda que houvesse motivo grave para afastar o médico, seria importante pensar nas consequências para a população. Neste caso, a demissão do médico foi única e exclusivamente vingança pessoal por eu ter feito denúncia ao Ministério Público que resultou em Inquérito Administrativo. Os moradores recorreram a um vereador da situação que declarou ser impossível demover o prefeito, mesmo que toda a população de Itatiba assine a petição dos moradores, pois é uma decisão pessoal. Estou aguardando uma resposta judicial para voltar a atender os moradores.

Sobre o Pedro Costa, fora recolher o lixo, a prefeitura tem outras responsabilidades referentes ao bairro?
Na verdade, a responsabilidade pelos maiores problemas dos moradores é principalmente do CDHU, que é órgão do Governo do Estado. Mas, por ser administrado politicamente acaba tendo atuação ineficaz. O que o prefeito poderia fazer seria pressionar politicamente o governador Alckmin para sermos bem atendidos. Além disso, o prefeito poderia ser mais transparente no atendimento aos moradores esclarecendo e negociando melhorias nos serviços públicos no bairro.

Reclamação contra políticos também foram feitas pelos
cidadãos que passaram pela praça
Com tantas críticas aos políticos, o senhor faz parte dessa classe, como deve ocorrer as eleições em outubro? Acredita que poderemos ter recorde de abstenções? Existe saída a médio e curto prazo para essa descrença?
Só esta pergunta daria para fazer uma palestra de 2 horas ou mais.
Primeiro, minha atuação política.
Como médico vindo de uma família simples e trabalhadora, tenho a visão de que a doença e o sofrimento humano são provocados, em sua maior parte, pelas condições sociais da população. Tais condições de vida são resultados das decisões políticas tomadas pelos governantes e por nossos representantes. Desta forma é impossível para mim ficar omisso. Quando jovem militei pela redemocratização do país, fui vereador de oposição e me decepcionei. Fiquei afastado por quase 10 anos quando fui convidado a voltar à política como candidato a vice-prefeito. Aceitei superando meus preconceitos contra partidos (PSDB e PV) acreditando nas pessoas do dr. Simões e João Fattori, pensando que minha proposta de melhorar o atendimento à saúde fosse respeitada. Deu no que deu, mais decepção.
Segundo, as próximas eleições.
Há uma rejeição muito grande ao atual prefeito, fruto de sua falta de transparência e falta de diálogo com atitudes autoritárias que já lhe renderam duas condenações judiciais e muitos inquéritos em andamento.  Isso entusiasmou a pré-candidatura de pelo menos oito postulantes. Se isso acontecer será a salvação do continuísmo.
Este momento é o de sabedoria sem vaidades e fantasias pessoais, buscando-se uma unidade pró-renovação da política municipal. Historicamente a abstenção, voto nulo e em branco são menores nas eleições municipais. No entanto, a decepção e o ódio aos políticos podem trazer surpresas nestas eleições.
Mudanças poderão ocorrer dependendo do sucesso e da isenção das operações “Lava-Jato” e “Zelotes”. Caso a PF, o MPF e o STF cheguem a fundo no combate à corrupção, condenando corruptos em todos os partidos não só no governo federal, mas também nos estados e municípios. Caso tudo termine em pizza, com certeza a decepção causará muito mais danos, talvez irreparáveis.
Enfim, 2016 nos reserva muitas dúvidas e esperanças.
Como sou um eterno otimista e confio que sempre prevalecerá o bem, desejo a todos que no Ano Novo não percamos a Fé e a Esperança, porém lembremos o que dizem os mestres: “Viver é um ato de Amor, tudo assim decorre de nossa capacidade de construir a Paz.”
Namastê! Os Homens de boa vontade terão a Paz!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário