segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Atendimento na saúde preocupa maior parte da população itatibense

Grande parte da população está insatisfeita com a saúde no
município. Toda semana há reclamação. Fotos: Ivan Gomes
A cada semana a população demonstra descontentamento com a política partidária em Itatiba. Na quarta-feira (2), as reclamações da população aumentaram no gabinete do vice-prefeito Ari Hauck, o dr. Ari (Rede). Problemas em relação a saúde, infraestrutura e educação foram os mais citados.

De acordo com a população, os problemas na saúde são preocupantes. Várias vezes o vice-prefeito foi indagado sobre a atual situação. “Vendo as imensas filas na saúde, com marcação de consultas uma vez por mês, restrição de exames, cancelamento de cirurgias, como no antigo INPS, me fez recordar este passado”, comentou.

Hauck falou também sobre implantação do SUS (Sistema Único de Saúde) no município. “Posso falar com segurança e tranquilidade sobre a saúde pública em Itatiba porque, há mais de 40 anos, é esta minha especialidade. Na década de 1980, Itatiba tinha um Posto do INPS [Instituto Nacional de Providências Sociais] e único Centro de Saúde, do qual fui diretor. Nesta época fiz o planejamento para implantação do SUS consegui com o secretário estadual de saúde, dr. José Aristodemo Pinotti, verbas para construção de oito unidades básicas de saúde quando o prefeito foi Mauricio Camargo”, relembrou.

"O resultado desta onipotência e autoritarismo está aí. Um retorno ao antigo INPS, a volta ao pior do passado"

A criação do SUS em Itatiba trouxe problemas para Hauck. “Teve médico que me acusou de acabar com os consultórios particulares. Logo em seguida sofri tanta perseguição que pedi transferência para Jundiaí e nem vi a inauguração de ‘minhas UBSs’. Foi unicamente para ter a oportunidade de voltar e oferecer a nossa Itatiba um atendimento melhor que aceitei ser candidato a vice-prefeito. Também por este motivo não exigi ser o secretário de saúde, acreditei que com Fattori [prefeito] e dr. Simões [secretário de saúde] éramos uma equipe e que o Programa de Governo seria respeitado. Que como Coordenador de Atenção Primária eu seria ouvido e poderia contribuir com novas propostas para que a rede de postos de saúde fosse mais eficiente e resolutiva”, explicou o vice-prefeito.

Ele falou também que os problemas no setor de saúde foi um dos motivos pelo qual rompeu politicamente com o prefeito. “Minha esperança por um trabalho em equipe e de realizar um programa de governo acabou logo após a reeleição de Fattori. No primeiro mandato até consegui a proeza de aumentar as equipes de PSF, do Núcleo de Apoio e uma equipe de coordenação. Consegui verbas para a construção de cinco novas UBSs, três Academias de Saúde e para a reforma de todas as demais UBSs. Foi descentralizada a coleta de exames de laboratório. Toda esta expansão foi feita com melhora da qualidade do atendimento nas UBSs, com médicos participantes e mais dedicados, com enfermagem valorizada e estimulada. Tudo foi acabando após os resultados eleitorais de 2012. O poder subiu à cabeça dos eleitos e nem gabinete no novo Centro Administrativo me foi designado. Fui sendo excluindo, desrespeitado e todo meu trabalho foi para o lixo”, avaliou Hauck. “O resultado desta onipotência e autoritarismo está aí. Um retorno ao antigo INPS, a volta ao pior do passado”.

Dr. Ari tem ouvido várias queixas da população referentes
aos problemas no município
PROBLEMAS

A educação também foi lembrada. Além de problemas na rede municipal, houve comentários sobre o sucateamento que as escolas estaduais sofrem em Itatiba. Uma das questões abordadas no papo com a população foi no comparativo entre os governos municipal e estadual, pois ambos são do PSDB. “Não se pode ignorar que a máxima do PSDB é o privilégio dos serviços privados, ainda que seja pelo sucateamento do serviço público. Com mais de 20 anos no poder, chegar a este ponto é mesmo um atestado de incompetência. Mas também isso é coisa de gente prepotente, muito acostumada ao poder e despreparada para uma administração eficiente, com planejamento e trabalho em equipe”, apontou o vice.

Hauck também foi questionado sobre a morosidade para realização das obras de pavimentação no bairro Nova Esperança, além da qualidade do serviço prestada. “Fiz visita àquela localidade e constatei a péssima qualidade do trabalho ali executado. Se a fiscalização de obras aceitar a entrega do trabalho com certeza incorrerá em crime administrativo. As verbas foram liberadas há mais de três anos pela presidente Dilma [Rousseff-PT], através do PAC 2 [Programa de Aceleração do Crescimento], prevendo água, esgoto, eletricidade, calçadas, enfim, toda a infraestrutura. A oferta de água é feita pelo DAE de Valinhos. Falei com o prefeito de Valinhos e o vice que é presidente do DAE [lá o vice tem gabinete] e eles estão abertos a melhorar a distribuição de água e a recolher e tratar o esgoto. Entretanto o prefeito Fattori e a SABESP se recusam a conversar e fizeram projeto mirabolante e irracional de levar água de Itatiba até a divisa com Valinhos e trazer o esgoto até a estação de tratamento de Itatiba. Uma rede de 7,8 Km em linha reta, passando pela Serra dos Cocaes, sem contar com estações de elevação e recalque.  Que vai pagar por isso?”, questionou.

O vice também se assusta e entende a irritação da população em relação a classe política. Desde agosto com atendimento na Praça da Bandeira, ele disse que “o máximo que ouvi foi que poderia ter feito muito mais”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário