terça-feira, 24 de novembro de 2015

Presidente do Sindicato dos Servidores visita dr. Ari em ‘gabinete’ na Praça

Vice-prefeito de Itatiba, dr. Ari, com Rodnei Silvano, presidente
do Sindicato dos Servidores. Fotos: Ivan Gomes
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itatiba e Morungaba, Rodnei Silvano, visitou o vice-prefeito Ari Hauck, o dr. Ari, em seu ‘gabinete’ na Praça da Bandeira, durante tarde de quarta-feira (18).

Ao ser recebido pelo vice, Silvano elogiou atitude de Hauck e também a maneira como tem cumprido sua função política. “O vice-prefeito [dr. Ari] deveria ter espaço no Paço Municipal. Como não tem, está certo em fazê-lo na rua. Todo político precisa estar ao lado do povo. É preciso mostrar à população o que é essa administração e como ainda pode piorar, caso elejam o candidato que tiver apoio do prefeito [João Fattori-PSDB] nas eleições do próximo ano”, apontou.

Durante conversa, o sindicalista e o vice-prefeito debateram sobre o momento político municipal e federal, além de problemas que são reclamados diariamente tanto pela população como por servidores municipais.

DEMANDAS

Além do papo com o presidente sindical, Hauck ouviu as pessoas que transitavam pelo espaço público e novamente respondeu sobre sua demissão como médico da Rede Pública. Muitas pessoas estão indignadas com atitude do chefe do Executivo itatibense, responsável pela demissão do vice de seu cargo.

Doutor, a ‘nova estrutura do gabinete’ chama atenção e atrai mais pessoas para o diálogo?
Sim, é verdade, a colocação do guarda sol e da mesa na praça chama mais atenção, especialmente de pessoas que não me conhecem pessoalmente, afinal todos estes anos o [prefeito] Fattori fez de tudo para anular e omitir, mas usar meu nome na administração. Inclusive o Jornal de Itatiba raramente publica minha foto e nunca me concedeu espaço ou entrevista.

O senhor e o presidente do Sindicato dos Servidores conversaram sobre vários assuntos. O que mais lhe chamou atenção durante troca de informações?
Há um descontentamento muito grande entre os funcionários. Muitos com medo de perseguições como ocorreu comigo. Há também muita indignação com as manipulações ‘administrativas’, como agora que querem dar ponto facultativo de duas semanas no final de ano por conta do fim de ano e Natal, mas que na verdade parece ser uma forma de ‘economia de palito’, por conta da falta de planejamento orçamentário no decorrer do ano.
Dr. Ari, acompanhado do sindicalista ouviu a população em
'gabinete' improvisado

Há de fato diminuição na demanda de trabalho em alguns setores, mas a generalização pode ser vista como forma de desvalorizar o serviço público. A população não pode ficar sem serviço público por 15 dias. Os funcionários sérios e dedicados sabem disso, sabem que há tarefas inadiáveis no final do ano e não querem ser vistos como ‘folgados’.

As reclamações contra a atual administração prosseguem. Como fazer com que as pessoas, além de reclamarem, partam para algo mais concreto com intuito de mudar a atual situação?
As pessoas precisam se manifestar mais e em todas as ocasiões, se qual for seu instrumento. Seja na internet, na escola, nas ruas, em todos os cantos. Claro que as manifestações organizadas e permanentes dão melhores resultados na solução de problemas, ainda que demorem, mas não podemos desanimar. Estamos vendo as Associações de Bairro, os Conselhos em geral esvaziados e inoperantes pela indiferença e por falta de respostas por parte do prefeito e secretários. As audiências públicas são vazias e sem representatividade, ocorrem apenas com presença de funcionários, principalmente os comissionados.
Quero que este Gabinete na Praça seja um estímulo permanente a participação social, não apenas uma forma de protesto. A presença de uma autoridade ou seus representantes nas ruas, de forma organizada, seja do executivo ou de vereadores, pode servir de um indutor da fiscalização e controle social que o eleitor deve ter sobre o seu representante eleito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário