domingo, 8 de novembro de 2015

‘A saúde em Itatiba está muito ruim’, diz moradora

Como tem ocorrido toda quarta-feira na praça, população
reclama sobre problemas do município ao vice-prefeito.
Fotos: Ivan Gomes
Uma usuária do serviço público de saúde de Itatiba desabafou ao vice-prefeito dr. Ari Hauck (Rede Sustentabilidade), que atende a população em seu “gabinete improvisado” na Praça da Bandeira. “É lamentável o que ocorre no município. A saúde aqui está muito complicada, falta medicamento e quem precisa de transporte sofre com a falta de manutenção dos veículos, quando consegue é ruim, o medo de ser vítima em algum acidente é grande, dá medo viajar nestes carros, isso é um descaso”, comentou.

Ainda de acordo com a reclamante, outro problema é a estrutura de alguns prédios, principalmente no bairro San Francisco. “Outro problema que temos enfrentado é em relação a um postinho de saúde. Parece brincadeira, mas toda vez que chove as goteiras na unidade molham tudo, é preciso até abrir guarda chuva no local”, afirmou.

Outros reclamantes foram pessoas que costumavam ser atendidas pelo vice-prefeito, que também é médico, na unidade de saúde no bairro dos Pires. “Não acredito que o senhor foi demitido! Como ficaremos? Temos carência muito grande de profissionais em nosso bairro e agora perdemos o apoio que o senhor nos dava. É muito triste ser tratado dessa maneira, não temos nada a ver com esta ‘politicalha’, com a dor de cotovelo do prefeito. Só queremos ser bem atendidos”, declarou um aposentado.

As reclamações sobre a saúde foram muito pesadas durante o gabinete de quarta-feira (4). Qual sua opinião sobre esse assunto?
O problema da manutenção dos veículos é o mesmo que acontece com a Guarda Municipal, Bombeiros e demais setores. Com certeza merece investigação urgente por parte dos vereadores, conforme denúncia já feita pelos parlamentares da oposição. De nada adiantou o prefeito [João Fattori – PSDB] mudar o controle da frota para o secretário de governo, desrespeitando o de Administração, pois só piorou a situação, mesmo com a prestigiosa Oficina Unidos, da família Bando, tendo ganho a licitação para os reparos automotivos.

A saúde tem sido a área com mais reclamação por parte da
população
Reclamações sobre a unidade de saúde do bairro San Francisco não é novidade. Há algum tempo existe o problema e ninguém resolve. O que tem ocorrido?
Acho que a UBS San Francisco II foi interditada para a troca de telhado, uma necessidade apontada desde o início das atividades. O maior problema da saúde é a má gestão. A administração do dr. Simões se baseia em fazer ‘esquemas tapa buracos’, não há o mínimo planejamento por total acefalia da secretaria. Raramente ele é visto na secretaria, assim como o prefeito nunca é visto na cidade.

E sobre o transporte de pacientes para serem atendidos em outras cidades, como isso pode ser resolvido?
Cada vez mais dependemos de médicos e especialistas em outras cidades. Se não fosse o governo Dilma liberar dez médicos cubanos para Itatiba, estaríamos no caos completo. Isso por total falta de valorização dos nossos profissionais. O secretário acredita que vai fixar o médico no serviço fazendo ‘esquemas’ e fechando os olhos para o não cumprimento de horário e redução dos dias de atendimento. Por outro lado, enquanto o prefeito não sair de cima do muro e dialogar com seriedade e sinceridade com os médicos, não haverá solução para falta de profissionais na saúde. Se o secretário respeitar o funcionário e o prefeito destinar para a saúde uma parcela dos seus gastos com publicidade, muita coisa se resolveria.
Com isso ficamos cada vez mais dependentes do transporte para outras cidades e cada vez irá piorar. A solução passa por nova concepção de recursos humanos e de logística de transporte, coisa que este governo é incapaz de conceber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário