| Como tem ocorrido toda quarta-feira na praça, população reclama sobre problemas do município ao vice-prefeito. Fotos: Ivan Gomes |
Uma usuária do serviço público de saúde de Itatiba desabafou
ao vice-prefeito dr. Ari Hauck (Rede Sustentabilidade), que atende a população
em seu “gabinete improvisado” na Praça da Bandeira. “É lamentável o que ocorre
no município. A saúde aqui está muito complicada, falta medicamento e quem
precisa de transporte sofre com a falta de manutenção dos veículos, quando
consegue é ruim, o medo de ser vítima em algum acidente é grande, dá medo
viajar nestes carros, isso é um descaso”, comentou.
Ainda de acordo com a reclamante, outro problema é a
estrutura de alguns prédios, principalmente no bairro San Francisco. “Outro
problema que temos enfrentado é em relação a um postinho de saúde. Parece
brincadeira, mas toda vez que chove as goteiras na unidade molham tudo, é
preciso até abrir guarda chuva no local”, afirmou.
Outros reclamantes foram pessoas que costumavam ser
atendidas pelo vice-prefeito, que também é médico, na unidade de saúde no
bairro dos Pires. “Não acredito que o senhor foi demitido! Como ficaremos?
Temos carência muito grande de profissionais em nosso bairro e agora perdemos o
apoio que o senhor nos dava. É muito triste ser tratado dessa maneira, não
temos nada a ver com esta ‘politicalha’, com a dor de cotovelo do prefeito. Só
queremos ser bem atendidos”, declarou um aposentado.
As reclamações sobre
a saúde foram muito pesadas durante o gabinete de quarta-feira (4). Qual sua
opinião sobre esse assunto?
O problema da manutenção dos veículos é o mesmo que acontece
com a Guarda Municipal, Bombeiros e demais setores. Com certeza merece investigação
urgente por parte dos vereadores, conforme denúncia já feita pelos
parlamentares da oposição. De nada adiantou o prefeito [João Fattori – PSDB]
mudar o controle da frota para o secretário de governo, desrespeitando o de
Administração, pois só piorou a situação, mesmo com a prestigiosa Oficina
Unidos, da família Bando, tendo ganho a licitação para os reparos automotivos.
| A saúde tem sido a área com mais reclamação por parte da população |
Reclamações sobre a
unidade de saúde do bairro San Francisco não é novidade. Há algum tempo existe
o problema e ninguém resolve. O que tem ocorrido?
Acho que a UBS San Francisco II foi interditada para a troca
de telhado, uma necessidade apontada desde o início das atividades. O maior
problema da saúde é a má gestão. A administração do dr. Simões se baseia em
fazer ‘esquemas tapa buracos’, não há o mínimo planejamento por total acefalia
da secretaria. Raramente ele é visto na secretaria, assim como o prefeito nunca
é visto na cidade.
E sobre o transporte
de pacientes para serem atendidos em outras cidades, como isso pode ser
resolvido?
Cada vez mais dependemos de médicos e especialistas em
outras cidades. Se não fosse o governo Dilma liberar dez médicos cubanos para
Itatiba, estaríamos no caos completo. Isso por total falta de valorização dos
nossos profissionais. O secretário acredita que vai fixar o médico no serviço
fazendo ‘esquemas’ e fechando os olhos para o não cumprimento de horário e redução
dos dias de atendimento. Por outro lado, enquanto o prefeito não sair de cima
do muro e dialogar com seriedade e sinceridade com os médicos, não haverá
solução para falta de profissionais na saúde. Se o secretário respeitar o
funcionário e o prefeito destinar para a saúde uma parcela dos seus gastos com
publicidade, muita coisa se resolveria.
Com isso ficamos cada vez mais dependentes do transporte
para outras cidades e cada vez irá piorar. A solução passa por nova concepção
de recursos humanos e de logística de transporte, coisa que este governo é
incapaz de conceber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário