| Dr. Ari durante reunião na unidade de saúde no bairro dos Pires Fotos: Ivan Gomes |
Usuários da UBS questionam Secretário de Saúde, Luiz Simões, motivo do
afastamento de médico
Moradores do bairro dos Pires e adjacências iniciaram no dia
11, abaixo assinado que pede a volta de Ari Hauck, o dr. Ari, para atuar como
médico da unidade de saúde. O vice-prefeito, que atendia na rede pública como
contratado pela Santa Casa, foi demitido há 3 semanas.
A reunião do conselho local de saúde é realizada
mensalmente, mas desta vez teve presença inesperada do secretário de saúde,
Luiz Gonçalves Simões, algo que jamais havia ocorrido. Durante encontro, o
secretário foi questionado pelos moradores sobre demissão de Hauck. “Foi uma
questão administrativa. Passamos por uma reorganização onde demitimos mais de
20 funcionários, não necessariamente uma pessoa específica”, comentou.
Após as falas do secretário, Hauck pediu para falar, mas
logo em seguida, Simões alegou que precisava sair. “Minha demissão não é nada
administrativa. Estas 20 demissões ocorreram em vários momentos nestes 2 ou 3
anos, nenhuma agora. Ela foi isolada, foi pura questão de vingança política por
decisão do prefeito [João] Fattori, devido eu ter encaminhado várias
irregularidades ao Ministério Público”, afirmou o vice-prefeito.
| Parte do abaixo assinado que pede retorno do dr. Ari |
Indignados com a resposta do secretário, moradores
comentaram pedido de retorno de Hauck. “Nós não podemos ser prejudicados pelo
jogo político. A explicação do secretário não justificou e deixa claro que
houve perseguição política e isso afetou negativamente os moradores”, comentou
uma paciente.
PROBLEMAS
A tentativa de explicação do secretário não passou pelo
crivo popular. A demissão de Hauck do quadro de médicos no momento em que
Itatiba tem carência de profissionais é no mínimo surpreendente. O próprio Simões
afirmou no local que a situação só não é pior devido ao programa “Mais
Médicos”, do Governo Federal. “Muitos criticam o programa [Mais Médicos]. Mas
eu como secretário não posso fazer isso. Se não fosse essa medida, teríamos somente
três médicos no município”, declarou.
| Surpresa: secretário de saúde, dr. Simões, também esteve presente à reunião |
Das pessoas presentes à reunião, todas assinaram abaixo
assinado e levariam para que moradores de bairros próximos e que são atendidos
no local também assinem. “É a maneira que encontramos para que o dr. Ari
retorne com seu atendimento em nossa unidade, estávamos todos satisfeitos com
seu trabalho e aqui ele não envolveu política, quem trouxe confusão foi o
prefeito e o dr. Simões” apontou uma paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário