quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Moradores do bairro dos Pires pedem volta do dr. Ari

Dr. Ari durante reunião na unidade de saúde no bairro dos Pires
Fotos: Ivan Gomes
Usuários da UBS questionam Secretário de Saúde, Luiz Simões, motivo do afastamento de médico

Moradores do bairro dos Pires e adjacências iniciaram no dia 11, abaixo assinado que pede a volta de Ari Hauck, o dr. Ari, para atuar como médico da unidade de saúde. O vice-prefeito, que atendia na rede pública como contratado pela Santa Casa, foi demitido há 3 semanas.

A reunião do conselho local de saúde é realizada mensalmente, mas desta vez teve presença inesperada do secretário de saúde, Luiz Gonçalves Simões, algo que jamais havia ocorrido. Durante encontro, o secretário foi questionado pelos moradores sobre demissão de Hauck. “Foi uma questão administrativa. Passamos por uma reorganização onde demitimos mais de 20 funcionários, não necessariamente uma pessoa específica”, comentou.

Após as falas do secretário, Hauck pediu para falar, mas logo em seguida, Simões alegou que precisava sair. “Minha demissão não é nada administrativa. Estas 20 demissões ocorreram em vários momentos nestes 2 ou 3 anos, nenhuma agora. Ela foi isolada, foi pura questão de vingança política por decisão do prefeito [João] Fattori, devido eu ter encaminhado várias irregularidades ao Ministério Público”, afirmou o vice-prefeito.

Parte do abaixo assinado que pede
retorno do dr. Ari
Indignados com a resposta do secretário, moradores comentaram pedido de retorno de Hauck. “Nós não podemos ser prejudicados pelo jogo político. A explicação do secretário não justificou e deixa claro que houve perseguição política e isso afetou negativamente os moradores”, comentou uma paciente.

PROBLEMAS

A tentativa de explicação do secretário não passou pelo crivo popular. A demissão de Hauck do quadro de médicos no momento em que Itatiba tem carência de profissionais é no mínimo surpreendente. O próprio Simões afirmou no local que a situação só não é pior devido ao programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. “Muitos criticam o programa [Mais Médicos]. Mas eu como secretário não posso fazer isso. Se não fosse essa medida, teríamos somente três médicos no município”, declarou.

Surpresa: secretário de saúde, dr. Simões,
também esteve presente à reunião
Das pessoas presentes à reunião, todas assinaram abaixo assinado e levariam para que moradores de bairros próximos e que são atendidos no local também assinem. “É a maneira que encontramos para que o dr. Ari retorne com seu atendimento em nossa unidade, estávamos todos satisfeitos com seu trabalho e aqui ele não envolveu política, quem trouxe confusão foi o prefeito e o dr. Simões” apontou uma paciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário