quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Ari Hauck recebe presidente da Jappa em seu ‘gabinete’ na praça

O vice-prefeito Ari Hauck conversa com Sócrates Piovani em
'gabinete' na Praça. Fotos: Ivan Gomes 
O vice-prefeito de Itatiba, Ari Hauck, o dr. Ari (Rede Sustentabilidade), recebeu no início da tarde de quarta-feira (7), em seu “gabinete” na Praça da Bandeira, Centro – Itatiba, o presidente da Jappa (Jacaré Associação Para Preservação Ambiental), Sócrates Piovani, que fez várias reclamações sobre o descaso com meio ambiente no município.

Uma das reclamações de Piovani foi sobre a canalização de um córrego no bairro do Engenho, onde deve ser construído novo centro de compras. “Enquanto vários países da Europa, a Alemanha é um exemplo, revitaliza rios e córregos, em Itatiba vamos na contramão e temos a canalização de vários córregos”, comentou o ambientalista.

Além deste problema, o presidente da ONG (Organização Não Governamental) aproveitou a visita ao vice-prefeito e falou sobre projetos de desassoreamento de rios e córregos. “Vim reclamar ao Ari, pois todos nossos córregos estão assoreados. Também vim pedir informações em como ter vistas sobre processos de licenciamento ambiental”, comentou.

BOMBEIROS

Uma pessoa ligada ao Corpo de Bombeiros de Itatiba também procurou o vice pela Praça da Bandeira, para relatar problemas enfrentados pela corporação. “Esta semana foi um caos, principalmente na segunda-feira [5]. Todas as viaturas estavam em manutenção e a ambulância disponibilizada pela Santa Casa, não tinha com receber prancha de traumas. Os bombeiros precisaram fazer ‘milagre’ para conseguirem trabalhar. A situação deles está muito ruim”, comentou a pessoa que não quis se identificar.

ARI

Ari Hauck tem sido muito procurado pela população quando
está com gabinete ao ar livre
Doutor, na quarta houve relatos de problemas com meio ambiente e saúde. O que ocorre no município?
Falta de planejamento, falta de acompanhamento e reavaliação dos programas. Esta é uma administração ‘politiqueira’. Vejam um exemplo. A FATEC [Faculdade de Tecnologia] foi uma proposta de professores incluída no Plano de Governo em 2008. Era sabido que teria que funcionar em um prédio adaptado e quando foi anunciada em 2011 sugerimos a escola Isolina. Porque só agora isso foi decidido? Da mesma forma a falta de médicos, se não fosse a Dilma [Rousseff] mandar os dez médicos cubanos, Itatiba estaria num caos muito pior.

Os bombeiros ficaram sem nenhuma ambulância ou viatura do Resgate durante o início da semana, isso é muito preocupante. O problema ocorre por descaso ou foi uma coincidência todas terem problema ao mesmo tempo?
Já não é a primeira vez que isso acontece. A administração da frota, desde 2009, foi retirada da Secretaria de Administração e centralizada no Governo que faz uma logística de gabinete. Logística centralizada nunca deu certo em lugar nenhum do mundo.

O senhor tem grande preocupação com a causa ambiental. Como recebeu os problemas apontados pelo presidente da Jappa?
Um dos principais pontos que me levaram a ser vice do Fattori foi justamente o compromisso que ele tinha comigo de revitalizar os córregos da cidade. Isso foi reafirmado nos debates onde a JAPPA esteve presente. Com a criação das secretarias de Ambiente e de Planejamento parece que tudo piorou, mas antes já estava ruim, tanto que o Paulo Junqueira se demitiu do Ambiente.

Há soluções a curto e médio prazo para o problema ambiental e também para causa dos bombeiros?
Acredito que solução teremos apenas em 2017, com a eleição de um prefeito que fuja deste ‘modelito Fattori/Carbonari’ que privilegia especulação imobiliária, onde córregos são coisas de ‘ecochatos’.  O Corpo de Bombeiros só funciona porque seus funcionários são dedicados e dão a vida pelo que fazem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário