![]() |
| O vice-prefeito Ari Hauck conversa com Sócrates Piovani em 'gabinete' na Praça. Fotos: Ivan Gomes |
O vice-prefeito de Itatiba, Ari Hauck, o dr. Ari (Rede
Sustentabilidade), recebeu no início da tarde de quarta-feira (7), em seu
“gabinete” na Praça da Bandeira, Centro – Itatiba, o presidente da Jappa
(Jacaré Associação Para Preservação Ambiental), Sócrates Piovani, que fez
várias reclamações sobre o descaso com meio ambiente no município.
Uma das reclamações de Piovani foi sobre a canalização de um
córrego no bairro do Engenho, onde deve ser construído novo centro de compras.
“Enquanto vários países da Europa, a Alemanha é um exemplo, revitaliza rios e
córregos, em Itatiba vamos na contramão e temos a canalização de vários
córregos”, comentou o ambientalista.
Além deste problema, o presidente da ONG (Organização Não
Governamental) aproveitou a visita ao vice-prefeito e falou sobre projetos de
desassoreamento de rios e córregos. “Vim reclamar ao Ari, pois todos nossos
córregos estão assoreados. Também vim pedir informações em como ter vistas
sobre processos de licenciamento ambiental”, comentou.
BOMBEIROS
Uma pessoa ligada ao Corpo de Bombeiros de Itatiba também
procurou o vice pela Praça da Bandeira, para relatar problemas enfrentados pela
corporação. “Esta semana foi um caos, principalmente na segunda-feira [5].
Todas as viaturas estavam em manutenção e a ambulância disponibilizada pela
Santa Casa, não tinha com receber prancha de traumas. Os bombeiros precisaram
fazer ‘milagre’ para conseguirem trabalhar. A situação deles está muito ruim”,
comentou a pessoa que não quis se identificar.
ARI
![]() |
| Ari Hauck tem sido muito procurado pela população quando está com gabinete ao ar livre |
Doutor, na quarta
houve relatos de problemas com meio ambiente e saúde. O que ocorre no
município?
Falta de planejamento, falta de acompanhamento e reavaliação
dos programas. Esta é uma administração ‘politiqueira’. Vejam um exemplo. A
FATEC [Faculdade de Tecnologia] foi uma proposta de professores incluída no
Plano de Governo em 2008. Era sabido que teria que funcionar em um prédio
adaptado e quando foi anunciada em 2011 sugerimos a escola Isolina. Porque só
agora isso foi decidido? Da mesma forma a falta de médicos, se não fosse a
Dilma [Rousseff] mandar os dez médicos cubanos, Itatiba estaria num caos muito
pior.
Os bombeiros ficaram
sem nenhuma ambulância ou viatura do Resgate durante o início da semana, isso é
muito preocupante. O problema ocorre por descaso ou foi uma coincidência todas
terem problema ao mesmo tempo?
Já não é a primeira vez que isso
acontece. A administração da frota, desde 2009, foi retirada da Secretaria de
Administração e centralizada no Governo que faz uma logística de gabinete. Logística
centralizada nunca deu certo em lugar nenhum do mundo.
O senhor tem grande
preocupação com a causa ambiental. Como recebeu os problemas apontados pelo
presidente da Jappa?
Um dos principais pontos que me levaram a ser vice do
Fattori foi justamente o compromisso que ele tinha comigo de revitalizar os
córregos da cidade. Isso foi reafirmado nos debates onde a JAPPA esteve
presente. Com a criação das secretarias de Ambiente e de Planejamento parece
que tudo piorou, mas antes já estava ruim, tanto que o Paulo Junqueira se
demitiu do Ambiente.
Há soluções a curto e
médio prazo para o problema ambiental e também para causa dos bombeiros?
Acredito que solução teremos apenas em 2017, com a eleição
de um prefeito que fuja deste ‘modelito Fattori/Carbonari’ que privilegia especulação
imobiliária, onde córregos são coisas de ‘ecochatos’. O Corpo de Bombeiros só funciona porque seus
funcionários são dedicados e dão a vida pelo que fazem.


Nenhum comentário:
Postar um comentário