sexta-feira, 11 de setembro de 2015

População itatibense reclama sobre serviço de transporte público

Com atendimento à população na rua, vice-prefeito conversou
com os cidadãos no Jardim da Cadeia. Fotos: Ivan Gomes
Vice-prefeito sem gabinete improvisa atendimento na recém-inaugurada praça José Bonifácio, o Jardim da Cadeia

O vice-prefeito de Itatiba, Ariovaldo Hauck da Silva, dr. Ari (sem partido) ouviu a população durante a tarde de quarta-feira (9). Várias foram as reclamações feitas a ele, mas o serviço de transporte coletivo foi o que mais se destacou de maneira negativa entre os usuários.

De acordo com Hauck, das pessoas ouvidas, a maioria reclamou dos serviços de transporte. Também houve reclamações sobre despejo de lixo em terrenos e moradores do bairro Vila Real também comentaram sobre os problemas do local. Quem também passou pela praça, enquanto o vice atendia a população, foi o prefeito João Fattori (PSDB). No mesmo local, mas a distância, o chefe do Executivo itatibense evitou aproximar-se do vice.

Doutor, o serviço de transporte é alvo constante de reclamações. Qual a solução para que os problemas sejam amenizados?
Os bairros distantes são servidos por ônibus a cada 1 hora e muitas vezes falham ou atrasam. Em final de semana ou feriado a situação piora muito. A conversa com os usuários foi longe, com muita troca de ideias e com a sugestão de se licitar 2 ou 3 empresas regionalizando o transporte, mas garantindo uma conexão interbairros. Tais empresas poderiam usar Vans ou micro-ônibus que exigiria menor investimento na busca de melhor qualidade de serviço. Com isso espera-se aumentar a procura dos passageiros e assim conseguir cobrir os gastos no setor oferecendo um serviço melhor. Como, infelizmente, o prefeito prorrogou o atual contrato com a TCI, resta a possibilidade de que a própria empresa faça tentativa neste sentido, instalando algumas linhas experimentais.

Com a frequência de estar nas ruas, Ari Hauck tem ouvido
várias reclamações
Moradores do bairro Vila Real também reclamaram bastante. Podemos dizer que este bairro está esquecido pela administração?
Sim, reclamam da Sabesp pois algumas ruas não tem captação de esgoto e o mal cheiro fica insuportável nos dias quentes e com a renovação do contato com a prefeitura, o bairro ficou mais esquecido. Reclamam do transporte público, da falta de área de lazer, do lixo acumulado e das industrias que ocupam as margens do córrego sem respeitar a questão ambiental. 
São problemas como os dos demais bairros, problemas acumulados de várias administrações sem planejamento, com um Plano Diretor feito colcha de retalhos, manipulado por uma secretaria de Planejamento que só favorece a especulação imobiliária, transformando em pesadelo o sonho da casa própria.

Como o senhor vê a atitude do prefeito ao encontrá-lo com “gabinete na praça” e não se aproximar para cumprimentá-lo?
Nada surpreendente, afinal, em todos estes anos, ele nunca me convidou sequer para um cafezinho ou um dedo de proza chegando ao cúmulo de me negar uma sala para receber cidadãos e autoridades. Com certeza ele deve sentir uma ponta de vergonha por suas atitudes, no mínimo, infantis e mesquinhas, para não dizer verdade pior.

As pessoas que passaram pela praça aprovaram a atitude
do vice em atender em espaço público
Qual sua opinião sobre a obra na praça José Bonifácio?
 É um momento de contenção de despesas, com vários bairros abandonados. Apesar das críticas às mudanças, a praça já havia sido adulterada anteriormente, desde as demolições dos prédios antigos até sua modernização anos atrás. Agora, a praça ficou mais funcional e com espaços melhores para encontros e esperas, dá até para ter um gabinete de vice, bem próximo aos cidadãos. Pena que com os problemas e a longa demora nas obras, o acabamento ficou prejudicado e já é necessária alguma manutenção, especialmente no parquinho que virou piscina, nas coberturas e no piso. Esperamos que haja segurança permanente e pessoas cuidando dos sanitários e dos jardins. Pena que isso tenha sido usado para iludir a sociedade com pseudo homenagens que são apenas marketing eleitoreiro. 

Um comentário: