terça-feira, 22 de setembro de 2015

Justiça Eleitoral defere pedido da Rede Sustentabilidade

Em sua casa, Ari Hauck, vice-prefeito, acompanhou sessão do
TSE que formalizou a criação da Rede. Fotos: Ivan Gomes
Em votação realizada durante à noite de terça-feira (22), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, os ministros que participaram da sessão deferiram, por unanimidade, pedido da Rede Sustentabilidade e foi oficializado como partido político.

Com a formalização da Rede, o vice-prefeito de Itatiba, Ari Hauck, o dr. Ari, após dois anos sem filiação partidária volta a estar ligado a uma sigla partidária. Com isso, Hauck pode participar da eleição municipal no próximo ano. “A proposta da Rede não é simplesmente chegar ao poder e sim iniciar uma mudança na cultura política local, nos municípios, que refletirá em nível nacional”, argumentou.

Sobre possível candidatura a qualquer cargo, Hauck disse que ainda é precoce. “Nosso objetivo é transformar a maneira de fazer política. Pode-se até lançar um candidato a prefeito como poderemos apoiar e fortalecer um grupo que tenha compromissos efetivos para essas transformações”, afirmou o vice.

Hauck disse ainda que o momento é criar um caminho alternativo para transformar a política praticada atualmente. “Nós temos que evitar o continuísmo do que está ruim. Nossos esforços serão para unir as oposições com propostas de mudanças em relação a tudo que temos visto atualmente”, declarou.

PARTIDO

Para o vice-prefeito, a Rede foi criada para fazer a política
partidária de nova maneira
Mesmo quando estava filiado ao PV em 2010, o vice-prefeito de Itatiba participou das primeiras conversas para criação da Rede Sustentabilidade que tem a ex-senadora e ex-candidata a presidente, Marina Silva, como um de seus principais nomes. “O debate teve início após avaliação de que os partidos atuais têm as mesmas características, tanto faz um ou outro. Após essas constatações, conversas foram realizadas no sentido de construir nova forma de fazer política. As conversas foram longas, pois havia necessidade de aprofundar os princípios do movimento e quando se decidiu pela formação de um partido, o tempo não foi suficiente para conseguir as assinaturas de apoio para criação do partido em 2013”, explicou Hauck.

Ele comentou que o atraso para o registro ocorreu devido a possíveis jogadas políticas. “Muitas impugnações de assinaturas ocorreram à época em regiões bem delimitadas. Isso demonstra certo direcionamento para impedir a criação do partido. Esperávamos esse reconhecimento em maio e agora nos resta apenas dez dias e vamos trabalhar para agregar pessoas a este novo partido”.

Hauck falou sobre a situação do novo partido em Itatiba. “Deixamos muito claro que não aceitaremos qualquer filiação. Mesmo as coligações serão muito discutidas para definir com quem caminharemos juntos. Não ficaremos ao lado de quem está no poder atualmente, seja em São Paulo ou Brasília e principalmente em nosso município”, avaliou.

Agora filiado a um novo partido, o vice-prefeito disse ter mais estímulo em relação ao trabalho realizado nas ruas. “Vou continuar com o ‘gabinete’ na Praça da Bandeira, ouvir as pessoas e acolher propostas e sugestões. As críticas serão bem-vindas e assim como tenho feito, usá-las para a construção de uma nova forma de fazer política”, encerrou.  

2 comentários:

  1. Engraçado que nenhum grande veículo de comunicação destacou este fato. Parece que o boicote à REDE não se restringiu às manobras judiciais (como ficou evidente em 2013), mas vem de todos os lados, inclusive da imprensa. Mas acredito que é possível vencer todas estas dificuldades e fazermos uma divulgação dos ideais da REDE em nosso município. Conte comigo Dr. Ari.

    ResponderExcluir
  2. Agora é filiar o maior número de pessoas e montar o diretório municipal Dr. Ari, vamos correr contra o tempo.

    ResponderExcluir