| Em sua casa, Ari Hauck, vice-prefeito, acompanhou sessão do TSE que formalizou a criação da Rede. Fotos: Ivan Gomes |
Em votação realizada durante à noite de terça-feira (22), na
sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, os ministros que participaram
da sessão deferiram, por unanimidade, pedido da Rede Sustentabilidade e foi
oficializado como partido político.
Com a formalização da Rede, o vice-prefeito de Itatiba, Ari
Hauck, o dr. Ari, após dois anos sem filiação partidária volta a estar ligado a
uma sigla partidária. Com isso, Hauck pode participar da eleição municipal no
próximo ano. “A proposta da Rede não é simplesmente chegar ao poder e sim
iniciar uma mudança na cultura política local, nos municípios, que refletirá em
nível nacional”, argumentou.
Sobre possível candidatura a qualquer cargo, Hauck disse que
ainda é precoce. “Nosso objetivo é transformar a maneira de fazer política.
Pode-se até lançar um candidato a prefeito como poderemos apoiar e fortalecer
um grupo que tenha compromissos efetivos para essas transformações”, afirmou o
vice.
Hauck disse ainda que o momento é criar um caminho
alternativo para transformar a política praticada atualmente. “Nós temos que
evitar o continuísmo do que está ruim. Nossos esforços serão para unir as
oposições com propostas de mudanças em relação a tudo que temos visto
atualmente”, declarou.
PARTIDO
| Para o vice-prefeito, a Rede foi criada para fazer a política partidária de nova maneira |
Mesmo quando estava filiado ao PV em 2010, o vice-prefeito
de Itatiba participou das primeiras conversas para criação da Rede
Sustentabilidade que tem a ex-senadora e ex-candidata a presidente, Marina
Silva, como um de seus principais nomes. “O debate teve início após avaliação
de que os partidos atuais têm as mesmas características, tanto faz um ou outro.
Após essas constatações, conversas foram realizadas no sentido de construir
nova forma de fazer política. As conversas foram longas, pois havia necessidade
de aprofundar os princípios do movimento e quando se decidiu pela formação de
um partido, o tempo não foi suficiente para conseguir as assinaturas de apoio
para criação do partido em 2013”, explicou Hauck.
Ele comentou que o atraso para o registro ocorreu devido a
possíveis jogadas políticas. “Muitas impugnações de assinaturas ocorreram à
época em regiões bem delimitadas. Isso demonstra certo direcionamento para
impedir a criação do partido. Esperávamos esse reconhecimento em maio e agora
nos resta apenas dez dias e vamos trabalhar para agregar pessoas a este novo
partido”.
Agora filiado a um novo partido, o vice-prefeito disse ter
mais estímulo em relação ao trabalho realizado nas ruas. “Vou continuar com o
‘gabinete’ na Praça da Bandeira, ouvir as pessoas e acolher propostas e
sugestões. As críticas serão bem-vindas e assim como tenho feito, usá-las para
a construção de uma nova forma de fazer política”, encerrou.
Engraçado que nenhum grande veículo de comunicação destacou este fato. Parece que o boicote à REDE não se restringiu às manobras judiciais (como ficou evidente em 2013), mas vem de todos os lados, inclusive da imprensa. Mas acredito que é possível vencer todas estas dificuldades e fazermos uma divulgação dos ideais da REDE em nosso município. Conte comigo Dr. Ari.
ResponderExcluirAgora é filiar o maior número de pessoas e montar o diretório municipal Dr. Ari, vamos correr contra o tempo.
ResponderExcluir