| População acostuma-se com vice-prefeito na praça e reclamações tornam-se frequentes. Fotos: Ivan Gomes |
Em mais um dia com atendimento à população na praça da
Bandeira na tarde de quarta-feira (16), o vice-prefeito de Itatiba Ari Hauck, o
dr. Ari (sem partido), ouviu várias reclamações sobre atendimento referente a
saúde. “As reclamações foram sobre falta de atenção de algumas equipes até
escassez de produtos básicos”, comentou o vice.
Como tem ocorrido com o atendimento prestado em praça
pública, muitos cidadãos ainda ficam chocados com o vilipêndio que Hauck sofre
da atual administração. Muitos moradores que conversaram com o vice, reclamaram
da falta de diálogo entre os governantes e população. “Muita gente tem ótimas
ideias para contribuir com o desenvolvimento do município, mas ninguém se
interessa em nos ouvir”, comentou um cidadão.
Outro problema que gerou muita reclamação foi a infestação
de ratos em uma creche no bairro Terra Nova. O pai de uma criança estava
revoltado. “É um absurdo, preciso trabalhar e tive que deixar minha filha com a
vizinha, pois a escola não tinha condições de receber os alunos, a menos que eu
assinasse um termo de responsabilidade”, reclamou.
COMENTÁRIOS
Ao final de mais um expediente em praça pública, Hauck
comentou sobre as queixas feitas por moradores.
O senhor como médico,
como recebeu as reclamações sobre a saúde no município?
Grande parte das queixas é devido à falta de orientação nos
serviços. Parece que falta um estímulo para os funcionários dedicarem-se a
conversar mais à vontade, acolhendo os pacientes em suas queixas e dúvidas
ainda que sejam mínimas. Por exemplo, uma jovem grávida me procurou aqui, porque
todos os dias tem que ir à Santa Casa para avaliar se está no momento do parto.
É sua primeira gestação, fez o pré-natal no CAISMI mas mudou-se para um bairro
distante e está desorientada na última semana antes do parto. Faltou
orientação, faltou quem assuma o cuidado, quem acolha. Falta humanização, muito
mais que equipamento. Aumentou muito o número de pacientes em hemodiálise, por quê?
Como está o cuidado com os diabéticos e hipertensos? Não basta repetir receitas
e exames.
| Nesta semana, principal reclamação dos moradores foi referente a saúde |
Quem é o responsável
pela falta de materiais e equipamentos básicos para atendimento à população?
Claro que em última análise é o secretario dr. Simões e o
prefeito. Existem setores deficitários em pessoal, mas falta mesmo é
planejamento e visão de futuro. Há diminuição de verbas? Mas isso ocorre há
anos. Como vem sendo aplicado estas verbas? Até hoje a prestação de contas é
feita em economês para ninguém entender as escolhas malfeitas. Nem sei se podem
ocorrer desvios, mas com certezas as decisões são meramente feitas para ‘ajustar
esqueminhas de serviços e cabalar votos futuros’, falta profissionalismo e
dedicação. Falta acabar com as perseguições.
Essas reclamações
chegam até o Conselho de Saúde?
Nem sempre, pois não há uma ouvidoria da saúde, proposta que
fiz em 2010 e tinha verba federal, faltou boa vontade dos gestores. Até
interessa ter Conselho de Saúde chancelando os relatórios ainda que com
restrições, mas sem questionar, sem exigir de verdade. Os próprios conselheiros
estão decepcionados e frustrados pois acreditaram na promessa de participação,
mas não tiveram respostas de seus trabalhos.
Algumas pessoas foram
até o senhor para pedir informação. O senhor acredita que a população tem
carência em ser atendido por seus governantes?
É o que o que mais se reclama no meu Gabinete de Rua.
Pessoas inconformadas e decepcionadas com o ex-orientador de cursilhos, e de
cursos de noivos, que falava em coerência e respeito, mas que hoje não recebe
ninguém. Governa-se do alto de um pedestal em base de areia, como se fosse o
trono do papa, enquanto isso a cidade regride em cidadania e qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário