Fotos: Ivan Gomes
O Capitão PM Busato, que atualmente é comandante da 2ª
Companhia da Polícia Militar, responsável pelo policiamento de Itatiba,
Morungaba e Louveira, esteve no dia 25 de março no programa 3ª Via, apresentado
pela Rádio Click Web. Junto com o vice-prefeito de Itatiba, Ari Hauck, o dr.
Ari, e o sociólogo Reginaldo Angelon participou de debate sobre segurança
pública. Para ouvir
ou fazer download acesse: http://3via.podomatic.com/
Ao responder os questionamentos, o capitão afirmou que a
situação em Itatiba não é das piores mas disse que é preciso que a população
contribua com a Polícia, principalmente com denúncias. “A PM atua na parte
repressiva, se não há flagrante, a pessoa não pode ser detida. Por isso é
importante que a população denuncie, para o 181 [disque denúncia], 190 da PM,
ou webdenuncia.org.br da Secretaria de Segurança Pública. A população precisa
ajudar, denunciem!”, pediu o capitão Busato.
Ele falou também sobre a sensação de insegurança no município.
“As pessoas têm sensação de que os roubos apenas aumentam, mas analisamos as
estatísticas. Dizer que as coisas só pioram não condiz com a realidade, pois a
população aumenta constantemente e os casos de roubos, furtos e outros crimes
‘flutuam’. Em algumas épocas aumentam, outras se mantém estáveis e alguns meses
apresentam queda”, informou o capitão.
Busato falou sobre como a PM tem trabalhado para o combate
da criminalidade no município. “Nós dividimos a cidade em várias áreas, cada
qual com suas características. Temos reuniões semanais e quando algum setor
apresenta mais casos de crime, mudamos a maneira de atuar. Mas temos limitações
e não temos viatura para cada bairro. Precisamos trabalhar com casos mais
graves, onde mais ocorrem. Locais com roubo, a atenção é uma, furto outra,
homicídio é outra forma de fazer policiamento”, explicou.
O capitão, ao responder pergunta do dr. Ari, sobre número de
policiais no município, disse que apenas aumento de viaturas e homens não
resolverá o problema. “Nosso policiamento, especificamente da PM, depois de
2009, teve retração no número de policiais militares em Itatiba. O número
diminuiu pois os policiais foram enviados para equipes de Força Tática e tem
treinamento diferente dos outros para combater melhor alguns crimes e estão
sempre em Itatiba”, destacou Busato.
OUTRO LADO
Paralelo aos comentários do capitão, o sociólogo Reginaldo
Angelon também falou sobre a violência. Um dos pontos destacados por ele, é a
falta de estrutura na maioria dos municípios. “Com o inchaço das cidades não
temos condições de receber todos e com muita gente, há sempre o aumento nos
casos de violência”, afirmou.
Angelon disse também que apesar da sensação de insegurança
atual, a violência tem recuado no Estado. “Um mapa do estudo da violência no
Brasil mostra que a violência aumentou em quase todo país, com exceção de São
Paulo que apresentou recuo”, argumentou.
O sociólogo ainda citou o momento de crise pelo qual o
Estado passa e o cidadão não se sente mais representado por ele. “O Estado não
representa mais o cidadão devido aos problemas que temos e também a problemas
familiares. Hoje existe uma desestrutura familiar muito grande e quando alguém
nasce em um local violento, a pessoa se desenvolve e tem grandes chances de ser
violento”, comentou Angelon.
Além da falta de estrutura das cidades e também de grande
parte da população, as pessoas não tem o hábito da prevenção. “Quando ocorre
algum crime as pessoas chamam a polícia mas não há prevenção. Quando isso
ocorre as pessoas se sentem estimuladas e se sentem parte de um processo e
contribui muito mais, sem isso temos a crise de falta de Estado. Precisamos
pensar em projetos que envolvam vários profissionais junto com a Polícia. O
Estado precisa se fazer mais presente. Nós precisamos formar os cidadãos”,
encerrou Angelon.
OLHO VIVO
Tanto o capitão Busato como dr. Ari falaram sobre o sistema
de monitoramento denominado “Olho Vivo”. “O ‘Olho vivo’ funciona e nos têm
ajudado muito no combate aos crimes no município. É uma ferramenta excelente”,
declarou o comandante da PM.
O vice-prefeito de Itatiba, falou sobre o investimento por
parte da prefeitura no sistema de monitoramento e também sobre fatos violentos.
“Pena que a prefeitura tem muito pouco interesse em instalar mais destes
aparelhos”, disparou Hauck que criticou também o Governo do Estado. “A
violência é própria da humanidade, mas é grandemente aumentada nas
desigualdades sociais. Todos os países desenvolvidos investem em auxílios tipo ‘Bolsa
Família’, mas isso é insuficiente. Nosso sistema educacional é precário e as
escolas estaduais em vez de acolher e oferecer alguma forma de inclusão acabam
expulsando os menores problemáticos, jogando-os nas mãos da ‘escola do crime’”,
criticou.
O vice-prefeito também criticou projeto para redução da
maioridade penal. “Agora o PMDB e o PSDB querem aprovar mudanças na maioridade
penal, para que? Para construir mais prisões-escolas de crime? Enquanto isso leis
para acabar com a corrupção são engavetadas. Culpa de quem? Do eleitor”,
encerrou Hauck.
Nenhum comentário:
Postar um comentário