segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Lixo e saúde que ninguém mais aguenta

O vice-prefeito Ari Hauck tem ouvido as reclamações sobre
a situação que vive o município. Fotos: Ivan Gomes
O vice-prefeito de Itatiba Ari Hauck, o dr. Ari (REDE), assim que chegou para ouvir a população na Praça da Bandeira, Centro - Itatiba, na quarta-feira (20), foi parado por uma moradora que reclamou sobre a falta de médico para atendimento na rede pública. Em seguida foi a vez de um morador que se divide entre Vinhedo e Itatiba fazer desabafo sobre o lixo acumulado em vários pontos do município.

“Fico entre os dois municípios, com mais tempo em Itatiba. É incrível como o município está abandonado. Basta entrar aqui [Itatiba] que vejo lixo de todo tipo acumulado às margens da rodovia e conforme avanço pelas ruas do município, veja outros pontos com material inservível em vários locais, até mesmo próximo à área central”, afirmou.

Outra reclamação ocorreu por parte de moradores do bairro Parque da Colina sobre problema com esgoto. De acordo com uma moradora do bairro, o vazamento ocorre há tempos e não há solução para o problema. “Procurei a prefeitura e nada foi resolvido. Há dias que não conseguimos nem almoçar devido ao forte odor exalado do local”, reclamou.

Um grupo de adolescentes também procurou o vice para reclamar sobre a demissão de uma professora de street dance que ocorria nos CRAS, em vários bairros do município. Os jovens disseram que a professora além de boa profissional, era amiga deles e sempre estava disposta a ouvir quando alguém do grupo não estava bem. “Sem ela não teremos condições de seguir com as aulas, pois ela é dançarina mesmo”, comentou uma aluna.

Doutor, aparentemente o ano mudou apenas no calendário, pois as reclamações prosseguem e aumentam com o passar das semanas. Será que a administração terminou um ano antes do fim?
As pessoas manifestam sua opinião comemorando a cada dia a proximidade do fim. A cidade parece acéfala. Se em 2015 o orçamento estourou em novembro, este ano, 2016, acaba em outubro. Até lá vamos ter eleições, festas e carnaval, depois o próximo prefeito se vira com a educação, saúde, segurança, desapropriações, ações trabalhistas, obras mal feitas, porém antes disso, se inaugura o parque ao lado do SESI para imortalizar a administração.

Alunos da rede municipal também reclamaram ao vice sobre
demissão de professora do CRAS
Novamente a questão do lixo veio à tona. Existe solução a curto prazo para esta situação que se agrava a cada dia?
Sim, aguardar o próximo ‘Ano Novo!’ E os Ecopontos para depositar resíduos sólidos? E a tal Política Municipal de Resíduos? Nosso ‘lixão’ poderia ter sido transformado em usina de energia gerando renda para o município!

“As pessoas manifestam sua opinião comemorando a cada dia a proximidade do fim”

E a situação para falta de médicos na rede pública?
O próprio secretário [Luiz Simões] admitiu que sem os médicos cubanos a saúde em Itatiba estaria em caos. Só falta fazer o ‘mea culpa’ e admitir que é o responsável por este caos. E o pior ainda está por vir. O próprio prefeito [João Fattori – PSDB] o desautoriza levando para seu gabinete [que pode ser na Praça, eu cedo espaço] uma Comissão Extraordinária para Combate à Dengue. Alguém imagina controlar o Aedes sem participação dos moradores? Pois é, os conselhos de saúde foram desmobilizados fazendo reuniões a cada dois meses, afinal o povo só atrapalha – claro, está tudo muito bem! Isso para falar de uma epidemia quase endêmica.
Quanto aos médicos, até quando vai este esquema de especialista trabalharem apenas 2 a 3 vezes por semana e sem cumprir horário? O salário não é atraente? Implante a carreira prometida! Neste esquema o paciente é penalizado duplamente. Primeiro por não ser atendido após aguardar meses por consulta. Segundo por ter seus impostos mal aplicados. Crime dobrado! E os concursos? Virou piada. Mais motivos para outro inquérito administrativo.

Como o senhor analisa a reclamação recebida dos jovens que frequentam o CRAS? A prefeitura tem uma resposta para isso? E o fato deles procurarem a imprensa e não conseguirem ajuda?
Isso mostra bem como é desenvolvida nossa Política Social. Todos falam em inclusão dos jovens, combate às drogas, à violência, estruturação da família, mas qual é a prática? O prefeito faz licitações anuais para entidades aplicarem ‘cursos’ nos CRAS. Isso é política social ou malversão de recursos públicos? Mais uma improbidade administrativa para os vereadores e o MP [Ministério Público] averiguarem. Quanto a imprensa da terrinha, sem comentários. A notícia não sai nem quando bate na porta do editor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário