| Parte do alambrado do campo do 1º de Maio foi derrubado pela água. Fotos: Ivan Gomes |
O vice-prefeito de Itatiba Ari Hauck, o dr. Ari (REDE),
visitou vários pontos de Itatiba que foram danificados após alagamento que
atingiu vários locais do município. No período da manhã, Hauck percorreu a área
central e à tarde também o bairro de Itapema e de Tapera Grande, na zona rural
onde acompanhou os cursos de água que alimentam o ribeirão Jacaré.
Doutor, há como
prevenir alagamentos como o ocorrido esta semana?
Em menores proporções, este caso é semelhante ao ocorrido em
Mariana.
Itatiba sempre teve uma preocupação com os reservatórios a jusante
do ribeirão Jacaré, veja a questão do Parque da Juventude décadas atrás. Claro
que é difícil para uma prefeitura fazer este trabalho, mas isso deveria ser
acordado pelo prefeito com os governos Estadual e Federal. Além do que, desde
1992 fiz aprovar na lei Orgânica Municipal um capítulo sobre Recursos Hídricos,
que nunca foi atendido. Recentemente dois projetos foram insistentemente
apresentados ao Executivo. Um deles é sobre a preservação dos mananciais e mata
ciliar com recursos estaduais e federais. Outro, do engenheiro Geromel,
abordando especialmente sobre represas e açudes e propondo um sistema de
reservatórios de água em área rural, dando autonomia hídrica ao município com o
monitoramento de seus fluxos.
Outro assunto recorrente é a compactação do solo em área
rural, que ocorre em todo o território municipal e ocasiona a impermeabilização
e a erosão dos solos com assoreamento dos córregos. Neste caso, verifica-se que
o Jacaré tem seu fluxo diminuído devido tanto a seu assoreamento quanto ao do
Rio Atibaia que provoca as enchentes na região da UPA.
Também não se pode esquecer dos loteamentos que invadem as APPs
e desrespeitam as matas ciliares. É costume em Itatiba fazer loteamentos
deixando as áreas de preservação localizadas nos fundos dos terrenos sem acesso
público para limpeza e manutenção. De qualquer forma, sempre há o risco de
excepcionalidades que se agrava na falta de planejamento.
“A própria prefeitura dá o mal exemplo de como fazer tudo errado e ilegal”
| O Centro Comunitário do Tapera Grande também ficou cheio de água. Houve perda de muitos materiais |
Novamente agentes da
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e PM fizeram bom trabalho.
Há como valorizar mais estes profissionais?
Sem dúvida estes setores merecem ser mais valorizados, pois
são de uma dedicação integral às suas funções. Há muitos anos estes setores
pedem Plano de Carreira, sua regulamentação hierárquica e administrativa e
mesmo prédios decentes e coerentes, uma vez que a própria Defesa Civil, Bombeiros
e agora a Secretária de Segurança estão em prédios construídos dentro da APP,
invadindo e destruindo a Mata Ciliar às margens do Córrego dos Operários. A
própria prefeitura dá o mal exemplo de como fazer tudo errado e ilegal.
As
pessoas que sofreram prejuízos materiais, elas têm a quem recorrer?
Muitas pessoas sofreram danos e prejuízos repetidamente em
diversas ocasiões, especialmente os comerciantes do Mercadão e da região da Av.
29 de Abril, assim como as famílias nesta região e na zona rural. Felizmente
não houve perda de vida, exceto uma família na Tapera Grande que perdeu um cão
de estimação levado pelas águas. Com certeza, se existem normas legais, acima
citadas e que não foram atendidas, acredito que haja possibilidade de reparo em
âmbito judicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário