quarta-feira, 9 de março de 2016

Vice-prefeito visita pontos da cidade danificados por alagamento

Parte do alambrado do  campo do 1º de Maio foi derrubado
pela água. Fotos: Ivan Gomes
O vice-prefeito de Itatiba Ari Hauck, o dr. Ari (REDE), visitou vários pontos de Itatiba que foram danificados após alagamento que atingiu vários locais do município. No período da manhã, Hauck percorreu a área central e à tarde também o bairro de Itapema e de Tapera Grande, na zona rural onde acompanhou os cursos de água que alimentam o ribeirão Jacaré.

Doutor, há como prevenir alagamentos como o ocorrido esta semana?
Em menores proporções, este caso é semelhante ao ocorrido em Mariana.
Itatiba sempre teve uma preocupação com os reservatórios a jusante do ribeirão Jacaré, veja a questão do Parque da Juventude décadas atrás. Claro que é difícil para uma prefeitura fazer este trabalho, mas isso deveria ser acordado pelo prefeito com os governos Estadual e Federal. Além do que, desde 1992 fiz aprovar na lei Orgânica Municipal um capítulo sobre Recursos Hídricos, que nunca foi atendido. Recentemente dois projetos foram insistentemente apresentados ao Executivo. Um deles é sobre a preservação dos mananciais e mata ciliar com recursos estaduais e federais. Outro, do engenheiro Geromel, abordando especialmente sobre represas e açudes e propondo um sistema de reservatórios de água em área rural, dando autonomia hídrica ao município com o monitoramento de seus fluxos.
Outro assunto recorrente é a compactação do solo em área rural, que ocorre em todo o território municipal e ocasiona a impermeabilização e a erosão dos solos com assoreamento dos córregos. Neste caso, verifica-se que o Jacaré tem seu fluxo diminuído devido tanto a seu assoreamento quanto ao do Rio Atibaia que provoca as enchentes na região da UPA.
Também não se pode esquecer dos loteamentos que invadem as APPs e desrespeitam as matas ciliares. É costume em Itatiba fazer loteamentos deixando as áreas de preservação localizadas nos fundos dos terrenos sem acesso público para limpeza e manutenção. De qualquer forma, sempre há o risco de excepcionalidades que se agrava na falta de planejamento.

“A própria prefeitura dá o mal exemplo de como fazer tudo errado e ilegal”

O Centro Comunitário do Tapera Grande também ficou cheio
de água. Houve perda de muitos materiais
Novamente agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e PM fizeram bom trabalho. Há como valorizar mais estes profissionais?
Sem dúvida estes setores merecem ser mais valorizados, pois são de uma dedicação integral às suas funções. Há muitos anos estes setores pedem Plano de Carreira, sua regulamentação hierárquica e administrativa e mesmo prédios decentes e coerentes, uma vez que a própria Defesa Civil, Bombeiros e agora a Secretária de Segurança estão em prédios construídos dentro da APP, invadindo e destruindo a Mata Ciliar às margens do Córrego dos Operários. A própria prefeitura dá o mal exemplo de como fazer tudo errado e ilegal.

As pessoas que sofreram prejuízos materiais, elas têm a quem recorrer?
Muitas pessoas sofreram danos e prejuízos repetidamente em diversas ocasiões, especialmente os comerciantes do Mercadão e da região da Av. 29 de Abril, assim como as famílias nesta região e na zona rural. Felizmente não houve perda de vida, exceto uma família na Tapera Grande que perdeu um cão de estimação levado pelas águas. Com certeza, se existem normas legais, acima citadas e que não foram atendidas, acredito que haja possibilidade de reparo em âmbito judicial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário