terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Itatibenses reclamam sobre ‘abandono’ da cidade

Muitos cidadãos têm procurado dr. Ari em seu gabinete na
Praça da Bandeira. Fotos: Ivan Gomes
O ‘gabinete’ do vice-prefeito de Itatiba Dr. Ari Hauck (REDE), na Praça da Bandeira, tem sido muito procurado por itatibenses que querem fazer alguma reclamação ou pedir esclarecimentos sobre a administração pública. Na quarta-feira (13), moradores de várias regiões reclamaram sobre o “abandono” da cidade.

Uma das reclamações mais ouvidas pelo vice foi em relação ao excesso de mato em terrenos, calçadas e até mesmo em algumas vias públicas. Houve também queixas sobre má conservação de praças esportivas, entre eles campos de futebol.

Um dos pontos mais preocupantes foram os protestos de moradores do Jardim Nice e Vila Maria, no bairro Santa Cruz, onde, segundo moradores, há invasão de animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões, em várias casas.

MÉDICOS

Uma das principais reclamações foi em relação ao aparelhamento que a atual administração tenta fazer nos conselhos municipais. De acordo com um conselheiro, as reuniões são realizadas como meras formalidades para cumprir a lei. E enquanto isso, a população sofre com problema da falta de profissionais da saúde.

A carência de médicos foi comprovada pelo secretário de Saúde, Luiz Simões, que admitiu em reunião realizada do Conselho de Saúde, que a situação só não está um caos, devido ao programa “Mais Médicos”, do Governo Federal.

Doutor, o senhor como médico foi demitido no final do ano passado. As pessoas ainda pedem seu retorno e querem mais profissionais. O que elas, que dependem do serviço de saúde pública, podem esperar para 2016?
Vários problemas são relatados durante diálogo com os
itatibenses na área central do município
Infelizmente estão desmontando completamente a saúde em Itatiba, não acredito que possam, em alguns meses, corrigir os erros acumulados nos últimos anos. A única ação positiva foi dada pela presidente Dilma [Roussseff] liberando ‘Mais Médicos’ para Itatiba. Estamos em ano eleitoral e este é o momento adequado para pressionar e dar o basta aos [ir]responsáveis por estes desmandos e também aos vereadores que apoiam esta situação.

Doutor, no último gabinete houve algumas reclamações sobre manutenção da limpeza de vias públicas, calçadas e praças. Por qual motivo isso não tem ocorrido?
Em época de chuvas o crescimento do mato é mais rápido, o serviço é contratado com a Litucera. O problema é que no final do ano, com a quebra do orçamento municipal, todos estes serviços foram suspensos como medida de economia. A administração faz seu planejamento privilegiando o marketing e obras que dão visibilidade como os enfeites nas ‘pontes estaiadas’, assim não há preocupação com o cuidado destes equipamentos e nem com a manutenção de praças esportivas como quadras, áreas de lazer e campos de futebol.

O aumento de animais peçonhentos ocorre em várias partes do município. Isso é problema de saúde pública. Como combater e quais cuidados as pessoas devem ter em relação aos animais?
Nas chuvas aumentam este tipo de ocorrência, assim como proliferam os pernilongos. Daí o perigo de várias doenças em especial a Dengue e agora o Zica e Chikungunha. Os cuidados são sempre os mesmos: evitar abandonar lixo que sirva de criadouro para estes insetos e manter limpo os quintais e terrenos baldios. Muitos destes terrenos servem de especulação imobiliária. A lei deveria estimular a urbanização aumentando o IPTU [imposto progressivo] e cobrando a limpeza dos lotes abandonados. O pior é que muitas destas áreas são da própria prefeitura e o maior problema é que falta responsabilidade e autoridade na administração municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário