| Muitos cidadãos têm procurado dr. Ari em seu gabinete na Praça da Bandeira. Fotos: Ivan Gomes |
O ‘gabinete’ do vice-prefeito de Itatiba Dr. Ari Hauck (REDE),
na Praça da Bandeira, tem sido muito procurado por itatibenses que querem fazer
alguma reclamação ou pedir esclarecimentos sobre a administração pública. Na
quarta-feira (13), moradores de várias regiões reclamaram sobre o “abandono” da
cidade.
Uma das reclamações mais ouvidas pelo vice foi em relação ao
excesso de mato em terrenos, calçadas e até mesmo em algumas vias públicas.
Houve também queixas sobre má conservação de praças esportivas, entre eles
campos de futebol.
Um dos pontos mais preocupantes foram os protestos de
moradores do Jardim Nice e Vila Maria, no bairro Santa Cruz, onde, segundo
moradores, há invasão de animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões, em
várias casas.
MÉDICOS
Uma das principais reclamações foi em relação ao
aparelhamento que a atual administração tenta fazer nos conselhos municipais.
De acordo com um conselheiro, as reuniões são realizadas como meras
formalidades para cumprir a lei. E enquanto isso, a população sofre com
problema da falta de profissionais da saúde.
A carência de médicos foi comprovada pelo secretário de
Saúde, Luiz Simões, que admitiu em reunião realizada do Conselho de Saúde, que
a situação só não está um caos, devido ao programa “Mais Médicos”, do Governo
Federal.
Doutor, o senhor como
médico foi demitido no final do ano passado. As pessoas ainda pedem seu retorno
e querem mais profissionais. O que elas, que dependem do serviço de saúde
pública, podem esperar para 2016?
| Vários problemas são relatados durante diálogo com os itatibenses na área central do município |
Infelizmente estão desmontando completamente a saúde em
Itatiba, não acredito que possam, em alguns meses, corrigir os erros acumulados
nos últimos anos. A única ação positiva foi dada pela presidente Dilma [Roussseff]
liberando ‘Mais Médicos’ para Itatiba. Estamos em ano eleitoral e este é o
momento adequado para pressionar e dar o basta aos [ir]responsáveis por estes
desmandos e também aos vereadores que apoiam esta situação.
Doutor, no último
gabinete houve algumas reclamações sobre manutenção da limpeza de vias
públicas, calçadas e praças. Por qual motivo isso não tem ocorrido?
Em época de chuvas o crescimento do mato é mais rápido, o
serviço é contratado com a Litucera. O problema é que no final do ano, com a
quebra do orçamento municipal, todos estes serviços foram suspensos como medida
de economia. A administração faz seu planejamento privilegiando o marketing e
obras que dão visibilidade como os enfeites nas ‘pontes estaiadas’, assim não
há preocupação com o cuidado destes equipamentos e nem com a manutenção de
praças esportivas como quadras, áreas de lazer e campos de futebol.
O aumento de animais
peçonhentos ocorre em várias partes do município. Isso é problema de saúde
pública. Como combater e quais cuidados as pessoas devem ter em relação aos
animais?
Nas chuvas aumentam este tipo de ocorrência, assim como
proliferam os pernilongos. Daí o perigo de várias doenças em especial a Dengue
e agora o Zica e Chikungunha. Os cuidados são sempre os mesmos: evitar
abandonar lixo que sirva de criadouro para estes insetos e manter limpo os
quintais e terrenos baldios. Muitos destes terrenos servem de especulação imobiliária.
A lei deveria estimular a urbanização aumentando o IPTU [imposto progressivo] e
cobrando a limpeza dos lotes abandonados. O pior é que muitas destas áreas são
da própria prefeitura e o maior problema é que falta responsabilidade e
autoridade na administração municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário